Govrno

640x128
Evento de qualificação prossegue até a próxima sexta-feira na Câmara Muncipal de Mossoró.

Quase cem pessoas, entre vereadores eleitos e assessores, participam até a próxima sexta-feira (30) do II Seminário Legislativo da Câmara Municipal de Mossoró, promovido através da Escola Legislativa Vereador Edmilson Lucena Barreto. O evento teve início na última segunda-feira (26) e superou a expectativa de público da organização.

Além dos vereadores eleitos e re-eleitos nas últimas eleições em Mossoró, também estão participando do evento vereadores eleitos em outros municípios, como Paraú, Governador Dix-Sept Rosado, Apodi, Marcelino Vieira e Tibau.

No primeiro dia, o presidente da Câmara, vereador Francisco José Júnior, falou sobre o papel do vereador na sociedade e informou aos novos colegas alguns aspectos do funcionamento do Legislativo Mossoroense, de acordo com o Regimento Interno da Casa. Nesta terça-feira (27), o tema será melhor trabalhado pelo ex-vereador Sérgio Coelho, que irá trabalhar também a Lei Orgânica do Município de Mossoró. 


Ainda no primeiro dia, a vereadora Cláudia Regina, prefeita eleita de Mossoró, contou um pouco de sua experiência no Legislativo e falou nos projetos desenvolvidos pelo seu mandato fora da Câmara Municipal, como a Caravana da Paz e o Projeto Viver sem Drogas. A vereadora destacou ainda as ações desenvolvidas através da internet e nas redes sociais.

A programação do seminário conta ainda com temas como oratória, motivação e liderança. As palestras têm início sempre às 14h. 

O presidente da Câmara avaliou positivamente o evento, que segundo ele, retrata a mudança no Legislativo Mossoroense. “A população de Mossoró tem demonstrado nas urnas que quer mudança. Nas últimas duas eleições estamos vendo uma grande renovação na Câmara Municipal, com um grande número de novos vereadores eleitos. É preciso dar condições a esses novos vereadores, a esses novos assessores para saber como a Câmara funciona, quais os trâmites da Câmara para que não cheguem aqui às cegas, como vimos acontecer diversas vezes. Antes desse seminário já havíamos realizado uma reunião com os novos vereadores, que foi o primeiro contado para muitos com o Regimento Interno da Casa e com a Lei Orgânica do Município. Cada um recebeu uma cópia e agora, estão tendo mais uma oportunidade de se aprofundar no assunto, assim como também estão tendo essa oportunidade os vereadores que já são detentores de mandato”, explicou Francisco José Júnior.

A presidência da Câmara também está preparando o prédio para receber os novos vereadores. Com o aumento no número de vereadores foi necessário tomar algumas medidas, como a redução no número de assessores por vereador, para que houvesse uma adequação, já que o orçamento da Câmara continua sendo do mesmo percentual que hoje é repassado pela prefeitura. Além disso, houve uma reorganização dos gabinetes para acolher os oito novos vereadores, que tomam posse no dia 01 de janeiro de 2013.  


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo