Livraria Independência

Independencia banner
Aprovadíssimas as mudanças que estão sendo encetadas pela organização da Festa de Santa Luzia 2012.

Inovadoras e antes de tudo necessárias, já que a parte social vinha se "esmilinguindo".

Descer à Av. Presidente Dutra com a grande procissão do dia 13, com mais de 100 mil fiéis é a principal delas.

Não tivemos acesso ao percurso, mas acreditamos que a mesma não deve deixar de cumprir ainda um périplo pelo centro da cidade e adjascências, onde se tem hospitais com seus enfermos e muitas residências com populares nas calçadas a açenar para o andor da santa.

O marketing avançou também, com a instituição da "lojinha" em um prédio comercial acessível para venda de souvenirs e  implantação uma "lojinha móvel". Já a parte da comunicação vem com um apelo visual belo.

    Cartaz da Festa de Santa Luzia 2012

Sem falar no evento de lançamento que foi um sucesso, realizado que foi no Memorial da Resistência (Corredor Cultural da Rio Branco), promovendo uma maior integração social.

Fomos informados, ainda, da implantação na rua Cel. Vicente Sabóia, de uma espécie de "Cidadela", bem aos moldes do "Chuva de Bala", com palco e música ao vivo, bares e restaurantes etc.

Excelente idéia, também, embora agudize durante o dia o problema da falta de vagas para estacionamento.

Neste período aliás, a ânsia dos agentes de trânsito em multar torna-se imcompatível com a tolerância que os comerciantes e moradores do centro tem para com a realização da tradicional festa alusiva à virgem de Siracusa.

                                          Sem vagas no centro: fim de ano ficará pior 
                                          Carros fazem "contorcionismo" para estacionar

Deve existir a compreensão de que o motorista é obrigado a fazer grandes contorcionismo com seu carango para estacionar em Mossoró, a cada final de ano.

As barracas se instalam ao redor do mercado central, por exemplo, desde a ante-véspera da festa da nossa padroeira e dalí só saem depois das festividades de Natal e reveillion.

Mas, alega-se que é "em nome da Santa".

Para completar, até mesmo os que promovem festas em casas de show, que não tem nada a ver com a programação oficial voltada à nossa santa padroeira, destacam em suas divulgações "pretensas" chamadas associadas ao período festivo/religioso: "PRIMEIRO DIA DE FESTA DE SANTA LUZIA".

Para anunciar, em seguida, como atrações da aludida festa: "BONDE DO BRASIL e PISADA QUENTE, que será realizada no dia 1° de dezembro, no Porcino Park Center.

O período da festa de Santa Luzia é de 03 a 13 de dezembro.

Em outro quadrante, verificou-se pela imprensa a existência do uso do slogan "Mossoró com alegria, saúda Santa Luzia" em bilhetes/ordens de compra de óculos durante a campanha elitoral deste ano, segundo consta nos autos de processo movido pelo Ministério Púbico contra uma das candidaturas à prefeito da cidade.

Ambos os casos devem estar fazendo o saudoso Monsenhor Américo Somonneti se "remoer" dentro do caixão, tendo em vista o quanto ele defendeu em vida e com ardor, que a temática da padroeira não extrapolasse os limites paroquianos para não desfocar do seu caráter essencialmente religioso, de fé.


A esta altura e para atenuar, só mesmo fazendo uma senhora homenagem a Seu Mané da Rádio Rural - falecido recentemente -, que por muito anos animou os shows de "A MAIS BELA VOZ" e apresentou de forma irreverente - mas não menos competent e- os leilões para arrecadação de fundos para a paróquia de Santa Luzia.

Esta sim, uma homenagem justa e condizente com os propósitos da igreja e que nos fará lembrar o quanto com simplicidade, devoção, fé e participação popular se fez em um passado não muito distante A GRANDE FESTA DA PADROEIRA DOS MOSSOROENSES.

E com a certeza de não se estar usando seu santo nome em vão...

Com as bênçãos do Monsenhor Américo e a colaboração de todos, devemos coninuar a dizer: MOSSORÓ COM ALEGRIA, SAÚDA SANTA LUZIA!


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA