Tivemos oportunidade de conhecer de perto no último domingo (01) o Estádio Olímpico Horácio Domingos de Souza, o "Domingão", no município de Horizonte, no vizinho Ceará, a 40 KM de Fortaleza, quando da estréia do nosso querido Baraúnas na Série C, que veio a empatar sem contagem de gols com os donos da casa.
Com capacidade para 10.000 torcedores, o "Domingão" chama a atenção pela modernidade da sua estrutura, com 2 lances de arquibancada nas laterais, equipadas com cadeiras em fibra.
Em ambos os lados nas suas extremidades, há espaços destinados para torcidas organizadas. Estes sem cadeiras.
Por trás das traves e linha de fundo, o estádio tem área para ampliação da capacidade.
É de propriedade da Prefeitura Municipal de Horizonte (administada pelo prefeito Manoel Gomes Farias, O "Nezinho"), que o construiu através de recursos próprios e com um pequena participação do Governo Federal. Além de sediar os jogos do representante que ostenta o nome da cidade nos campeonatos cearense, Copa do Brasil e Brasileirão (Série D), a estrutura do moderno estádio abriga secretarias da administração pública municipal e sedia programas voltados à prática esportiva com alcance social.
Para tanto, mantém 38 funcionários na manutenção e funcionamento e ainda é investido o valor mensal de 100 mil reais (1,2 milhão por ano) a título de patrocínio do clube local.
O time do Horizonte, em contra-partida, defende a condição de tercera forlça do futebolprofissional cearense, como se pode constatar pelo noticiário Brasil afora.
Sem dúvida, não só um modelo a ser seguido, mas uma lição aos poderes públicos municipal e estadual, que permitem o nosso combalido Nogueirão chegar ao estado - e estágio - em que se encontra atualmente.
Allan Erick - Interino
Economista e publicitário com mais de 30 anos de atuação. Política, economia, esportes, marketing, publicidade etc
Postar um comentário