O União Brasil e quatro partidos aliados – PP, MDB, PSD e Solidariedade – vão realizar no próximo sábado 7 um evento que deve marcar o lançamento oficial da pré-candidatura do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), ao Governo do Estado. Batizado de RN do Futuro, o ato vai acontecer a partir das 10h no hotel Praiamar Arena, no bairro de Lagoa Nova, em Natal.
No convite, as cinco legendas afirmam que “no evento, serão debatidas as ideias e propostas dos partidos para o Rio Grande do Norte do futuro”. E ainda que “será discutido o planejamento das legendas para 2026”.
Nos bastidores, a expectativa é que, durante o evento, seja confirmada a candidatura de Allyson Bezerra ao Governo, com apoio dos cinco partidos.
“Na oportunidade, os participantes poderão se filiar às legendas e conhecer os ideais, programas e propósitos de cada partido, que decidiram caminhar juntos e apresentar um projeto unificado de transformação e resgate do Estado, para a construção do RN do futuro”, afirmam os partidos, em publicação nas redes sociais.
No último sábado 1º, representantes dos cinco partidos se reuniram em um evento na casa de praia do deputado estadual Hermano Morais – que é cotado para ser candidato a vice-governador na chapa de Allyson, por indicação do MDB.
O parlamentar recebeu convidados dentro da programação da prévia carnavalesca Aratu no Facho, que saiu no mesmo dia na praia de Barra de Tabatinga, em Nísia Floresta. Hermano é fundador do bloco.
Além dos dois pré-candidatos (Allyson e Hermano), compareceram ao encontro na praia outras lideranças das siglas envolvidas, entre eles: o ex-senador José Agripino Maia, líder do União Brasil; o deputado federal João Maia, líder do PP; a senadora Zenaide Maia, presidente do PSD; o atual vice-governador Walter Alves, que comanda o MDB; e os deputados federais Benes Leocádio (União) e Robinson Faria (PP). Prefeitos como Gustavo Santos (Nísia Floresta), Emídio Júnior (Macaíba) e Pedro Filho (Touros), além vice-prefeitos e vereadores aliados, também estiveram presentes, assim como o deputado estadual Kleber Rodrigues.
Participantes registraram o encontro nas redes sociais, demonstrando a união do grupo em torno de Allyson.
O próprio prefeito de Mossoró afirmou: “Um momento de muita conversa boa com esses amigos que também sonham com novos caminhos para o Rio Grande do Norte avançar, com união, respeito e muito trabalho. Tamo junto, meu povo, dialogando e somando forças pelo nosso estado.”
A senadora Zenaide Maia postou: “O Sabadou de hoje foi assim: com amigos, deputados, prefeitos, vereadores e lideranças políticas que admiro para somar forças em prol do nosso povo. Agradeço pela recepção pelo convite do anfitrião, o deputado Hermano Morais, que reafirma, no dia a dia, o compromisso com o Rio Grande do Norte. Seguimos somando forças por um estado mais justo e desenvolvido.”
Já o deputado João Maia escreveu: “Um encontro marcado por diálogo, convivência e pela alegria de estar junto em um momento cultural que representa a identidade e a tradição do nosso povo”.
E outro que se pronunciou foi o deputado Benes Leocádio: “Boa conversa, troca de ideias e o esquenta do bloco Aratu no Facho, porque política também se constrói com presença, respeito e convivência”.
Prefeito confirmou que faria anúncio nos próximos dias
Em entrevista à rádio 98 FM Natal na semana passada, Allyson Bezerra declarou que iria anunciar “nos próximos dias” sua decisão sobre uma possível candidatura a governador do Rio Grande do Norte.
“Eu estou muito sereno, muito tranquilo, muito leve e com muita fé. Estou tocando a minha vida da mesma forma. Estou tocando a minha vida, os meus planos, os meus projetos… Eu disse que, no início deste ano, eu iria decidir sobre pré-candidatura. Esse momento ainda vai acontecer”, afirmou Allyson, em entrevista ao programa Repórter 98.
Questionado por que ainda não oficializou a pré-candidatura, Allyson afirmou que “ninguém é candidato de si próprio”. Ele disse que o grupo articula a formação de um projeto para o Estado antes de lançar o nome à disputa.
“Candidato ao Governo do Estado para ser só mais um, para juntar partido e para juntar políticos, eu não quero ser, não. Se for para ser candidato ao Governo do Estado, que seja para apresentar um projeto ao Estado. Então nós estamos discutindo, conversando e avaliando. Em mais alguns poucos dias nós vamos reunir esse grupo e nós vamos decidir pela formação, sim, de uma chapa majoritária”, destacou.
Operação Mederi
O lançamento da pré-candidatura com apoio dos partidos aliados acontece mesmo depois de o prefeito Allyson Bezerra virar alvo de uma investigação da Polícia Federal (PF) que apura supostos desvios e fraudes na compra de medicamentos. Na semana passada, as siglas aliadas divulgaram uma nota conjunta em que manifestam “solidariedade e apoio” ao prefeito após o cumprimento de mandados.
A investigação em curso resultou na deflagração da Operação Mederi na última terça-feira 27. Os agentes saíram às ruas para cumprir 35 mandados de busca e apreensão no Estado, além da adoção de medidas cautelares e patrimoniais determinadas no âmbito da investigação. Segundo o último balanço divulgado pela PF, foram apreendidos ao todo: 33 celulares, 34 dispositivos eletrônicos (notebooks, HDs e tablets), 4 veículos, 117 documentos e R$ 251 mil em espécie.
Parte do dinheiro apreendido foi encontrado em uma caixa de isopor na casa de Oseas Monthalggan, um dos sócios da Dismed – empresa que mantém contratos com diversas prefeituras, inclusive a de Mossoró. Em interceptações da PF, Oseas aparece conversando sobre a possível destinação de propina para Allyson Bezerra.
O prefeito de Mossoró nega as acusações e afirma que nunca dialogou com ninguém sobre recebimento de vantagens indevidas. Declarou, ainda, que não tem responsabilidade direta sobre licitações realizadas na Prefeitura, pois secretários também são ordenadores de despesa. Destacou que, desde 2023, determinou que os órgãos da Prefeitura utilizassem o sistema Hórus, do Governo Federal, para melhor controle do estoque de medicamentos e evitar fraudes.
Além de Mossoró, as fraudes teriam ocorrido em outros cinco municípios potiguares: José da Penha, São Miguel, Serra do Mel, Paraú e Tibau.
Agora RN



Postar um comentário