Fácil

 




 

Foto: FNF

O Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do RN (TJD-RN) decidiu, em sessão realizada na noite desta quinta-feira (19), acolher os recursos apresentados por América Futebol Clube SAF e Potyguar Seridoense no processo que apura a utilização de atletas em situação irregular no Campeonato Potiguar 2026 da Primeira Divisão.

Na decisão de primeira instância, o América havia sido punido com a perda de 18 pontos e multa de R$ 15 mil. Já o Potyguar sofreu a perda de 15 pontos, além de multa de R$ 2 mil.

Ao analisar os recursos, o Pleno reformou, por maioria, o entendimento da 1ª Comissão Disciplinar. A infração inicialmente enquadrada no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê perda de pontos, foi reclassificada para o artigo 191, referente ao descumprimento de regulamento. Com isso, as punições foram convertidas exclusivamente em multas, mantidos os valores anteriormente estipulados.

Os clubes denunciantes ainda podem recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Em publicação nas redes sociais, o ex-presidente do Potiguar, Djalma Júnior, criticou a decisão e confirmou que o clube pretende recorrer à última instância da Justiça Desportiva, no Rio de Janeiro (RJ).

“Hoje, esses senhores rasgaram o regulamento do Campeonato Potiguar. O América fez uma devassa junto aos auditores, e o resultado foi previsível. Lamentável os pesos e as medidas que usam. Resta agora o STJD.”

TABELA

Com a devolução dos pontos, o América deixou a zona de rebaixamento e assumiu a liderança da primeira fase, somando 17 pontos. O Potyguar Seridoense, por sua vez, também recuperou a pontuação, mas não evitou o rebaixamento, encerrando a fase na penúltima colocação com quatro pontos. Com a nova configuração da tabela, o Globo, com dois pontos, passou a ocupar a lanterna da competição, também rebaixado.

Dessa forma, América e ABC Futebol Clube garantiram vagas diretas na semifinal. O mata-mata será disputado com os confrontos entre QFC e Santa Cruz, além de Potiguar e Laguna.

Em breve a FNF deverá se manifestar sobre as datas dos confrontos.

TCM Notícia

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA