Fácil

 




 


Mossoró liderou o número de raios registrados no Rio Grande do Norte nas últimas 24 horas. Entre 17h da quarta-feira (4) e 15h da quinta-feira (5), o município contabilizou 555 ocorrências, segundo levantamento da Neoenergia Cosern com base em dados da Plataforma Climatempo.

No mesmo período, o estado registrou um total de 4.740 descargas atmosféricas, com maior concentração na região Oeste, onde foram registradas fortes chuvas durante a madrugada e o início da manhã desta quinta-feira. Após Mossoró, os municípios com maior incidência foram Governador Dix-Sept Rosado, com 417 raios, e Upanema, com 285.

De acordo com a Neoenergia Cosern, a ocorrência de raios está diretamente associada às condições meteorológicas, especialmente em períodos de chuvas intensas, quando são comuns trovões e relâmpagos. A concessionária informou que monitora o clima em tempo integral devido ao impacto direto no fornecimento de energia elétrica.

“O número de descargas atmosféricas nas últimas 24 horas chama atenção pelo alto volume. Para prevenir ocorrências, ampliamos em 64% a instalação de para-raios em todas as regiões do estado entre 2023 e 2025, reforçando a segurança e a qualidade da energia distribuída”, afirmou Daniel Burgos, supervisor da Neoenergia Cosern.

Em 2025, Mossoró também aparece no topo do ranking anual, com 3.120 quedas de raios, dentro de um total de 43.832 registros no estado. Apesar do volume, os dados apontam uma redução de 55% nas descargas atmosféricas no Rio Grande do Norte em comparação com 2024.

Diante do cenário, a orientação é que a população redobre os cuidados durante períodos de instabilidade climática, evitando áreas abertas, objetos metálicos e o uso de equipamentos elétricos ligados à rede durante tempestades com raios.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA