Fácil

 


O Rio Grande do Norte segue consolidando o turismo como um dos principais motores de sua economia. Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, divulgados na terça-feira (13), mostram que as atividades turísticas do estado cresceram 4,2% em novembro de 2025 na comparação com o mesmo mês de 2024, o dobro da média nacional, que foi de 2,1%. No mesmo período, o faturamento do turismo potiguar avançou 10,2%, evidenciando não apenas maior fluxo de visitantes, mas também aumento no gasto médio.

No acumulado de janeiro a novembro de 2025, o setor manteve trajetória positiva, com alta de 3,5% em volume e 8,9% em receita frente a 2024. Já no acumulado de 12 meses, os índices atingiram 4,2% em volume e 9,6% em receita nominal.

Para a secretária de Estado do Turismo, Marina Marinho, os resultados refletem uma política consistente de promoção, infraestrutura e qualificação do destino.

“O turismo do Rio Grande do Norte vive um ciclo virtuoso. Estamos crescendo acima da média do Brasil porque investimos em promoção estratégica, ampliamos a conectividade aérea e fortalecemos a cadeia produtiva em todas as regiões. Esse desempenho se traduz em mais empregos, renda e oportunidades para os potiguares”, afirmou.

A força do turismo também tem sido determinante para o desempenho do setor de Serviços no estado. Análise do Instituto Fecomércio RN (IFC) aponta que o segmento foi essencial para que o RN registrasse alta de 0,5% nos serviços em novembro de 2025, na comparação anual, em sentido contrário ao resultado nacional. O avanço é sustentado pelo maior fluxo de visitantes e pelo aumento do gasto médio dos turistas, que dinamizam atividades como hospedagem, alimentação, transporte, comércio e entretenimento.

Mesmo com uma leve oscilação mensal nos serviços em geral, 0,3% em volume e, 0,2% em receita de outubro para novembro, o turismo manteve-se resiliente no período, com estabilidade em volume (0,0%) e crescimento de 1,2% em receita, já com ajuste sazonal.

Nordeste em ascensão e projeções otimistas

A análise do relatório indica que o verão confirmou o fortalecimento do Brasil como destino internacional e que o Nordeste tem papel central nesse crescimento, com fluxo mais distribuído entre os estados da região. No caso do Rio Grande do Norte, o documento ressalta que o aumento de 69% nas viagens de retorno com pernoite demonstra consolidação e fidelização de visitantes internacionais.

Para o último trimestre de 2025 (outubro a dezembro), o estudo projeta crescimento adicional de 12% na chegada de turistas internacionais ao país em relação ao mesmo período do ano anterior. Dentro desse cenário, o Rio Grande do Norte ocupa a sétima posição nacional em desempenho, com projeção de alta de 9%, mantendo-se entre os destinos mais aquecidos do Brasil.

Além dos indicadores econômicos positivos, o desempenho do Rio Grande do Norte também se confirma nos estudos de mercado e nas projeções do turismo internacional. Relatório recente sobre o comportamento do setor aponta que o verão consolidou o Brasil como um dos destinos mais atrativos do mundo, com o Nordeste ocupando papel central nesse crescimento, impulsionado por um fluxo cada vez mais distribuído entre os estados da região.

No caso do Rio Grande do Norte, o documento destaca um dado estratégico: o aumento de 69% nas viagens de retorno com pernoite, o que evidencia não apenas a chegada de novos turistas internacionais, mas a consolidação do destino e a fidelização dos visitantes. Inserido nesse cenário de expansão, o Rio Grande do Norte ocupa a sétima posição nacional em desempenho, com projeção de alta de 9%, mantendo-se entre os destinos mais aquecidos e competitivos do país. 


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA