A Câmara Municipal de Mossoró (CMM) recebeu, nesta quinta-feira (5), a prestação de contas da Saúde referente ao último quadrimestre de 2025. Em audiência pública, exigida por lei, a Prefeitura de Mossoró detalhou como aplicou os recursos e quais serviços foram oferecidos à população entre maio e agosto deste ano.
A comitiva da Saúde, enviada pelo Executivo, apresentou o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO). A prestação de contas, em nome da transparência, foi conduzida pela secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, pela diretora de planejamento da Saúde, advogada Poliana Rezende, e pelo contador geral do município, Aldair Leite.
Investimentos na saúde
De acordo com o município, foram aplicados mais de R$ 122 milhões na saúde entre maio e agosto. Afirmou ainda que destinou 23,79% de recursos próprios na saúde, valor acima do mínimo obrigatório (15%).
Outro ponto de destaque foi o número de cirurgias realizadas. De acordo com os dados apresentados, Mossoró realizou mais de 19 mil procedimentos cirúrgicos, sendo 5.293 cirurgias pelo SUS e 14.486 procedimentos cirúrgicos ambulatoriais, como pequenas cirurgias, exames e intervenções de menor porte.
“Esse investimento foi fundamental para que Mossoró reduzisse o número de pessoas aguardando cirurgias. Quando os recursos chegam e são aplicados de forma rápida, conseguimos ampliar a oferta de procedimentos, acelerando assim o atendimento ao cidadão”, disse Morgana Dantas, secretária de Saúde.
Na saúde mental, a Prefeitura realizou mais de 33 mil atendimentos psicossociais e 248 internamentos. Já na atenção básica, foram realizadas quase 750 mil visitas domiciliares, mais de 260 mil atendimentos individuais, quase 414 mil procedimentos e mais de 33 mil atendimentos odontológicos.


Postar um comentário