Uma advogada de Mossoró registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, afirmando ter sido vítima de agressões físicas por policiais militares durante a madrugada do domingo (30), em uma festa na cidade de Serra de Mel.
A mulher, de 35 anos, relatou que tentou intervir durante uma ação da PM contra outra mulher no local, quando acabou sendo agredida e conduzida à força até a sede da Polícia Militar.
Durante a condução, ela contou que sua carteira da OAB foi apreendida e que foi arrastada, humilhada e algemada até a polícia. Segundo a advogada, nesse período, sofreu várias pancadas pelo corpo, inclusive com um cacetete.
“Toda vez que pedia meu celular, eles me davam uma mãozada e eu caía. Em um momento, bateram com o cacetete na minha perna, que ficou roxa. Em outro momento, puxaram-me com tanta força que caí sobre a parede e me arranhei. Meu braço ficou quase deslocado”, relatou.
Segundo ela, ao chegar ao Batalhão de Polícia Militar, continuou sendo insultada até ser liberada mediante a instauração de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desacato e desobediência.
“Nessas horas, pensei: ‘Cadê as policiais femininas? Se tivesse uma mulher naquele momento, ela me ajudaria ou seria conivente com a situação?”, questionou.
Diante do ocorrido, a advogada registrou o Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e passou por exame de corpo de delito. Nesta segunda-feira (1º), prestou depoimento na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), em Mossoró.
O procedimento foi acompanhado por representantes da OAB Mossoró, liderados pela presidente da instituição, Lorena Gualberto.
“Estamos atuando enquanto instituição, utilizando os instrumentos normativos necessários e realizando todas as ações que se fizerem necessárias. O importante é unir forças e coibir ações dessa natureza, garantindo que uma advogada tenha seus direitos respeitados por todas as instituições”, afirmou Lorena.
A reportagem do Jornalismo TCM também ouviu o Comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte que se posicionou por meio de nota. Confira:
“A Polícia Militar do Rio Grande do Norte informa que tomou conhecimento dos fatos registrados na madrugada do último domingo (30), no município de Serra do Mel, envolvendo uma advogada e equipes policiais em atendimento a uma ocorrência.
Imediatamente após receber as informações, o Comando-Geral da PMRN determinou a abertura de procedimento apuratório para esclarecer, com total rigor e transparência, todas as circunstâncias do ocorrido.
A PMRN destaca que não compactua com desvios de conduta, abusos ou qualquer atuação que se afaste dos princípios legais, éticos e profissionais que norteiam a Instituição."
TCM Notícia



Postar um comentário