Da Redação do Jornal de Fato
Mais de 50% dos vereadores que compõem a atual legislatura da Câmara Municipal de Mossoró vão apoiar a candidatura à deputada estadual da primeira-dama Cinthia Pinheiro (PSD). A determinação do Palácio da Resistência – sede da Prefeitura – é de engajamento da bancada governista para garantir votação história à esposa do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil).
A estratégia parte do princípio que Mossoró como segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, com mais de 185 mil eleitores, pode assegurar para a primeira-dama acima de 40 mil votos. A calculadora eleitoral não é um exagero se levar em conta a votação recorde de Allyson na reeleição em 2024. Ele recebeu 113.121 votos dos 144.990 votos válidos, percentual de 78,02%. Daí, o prefeito considera natural que a sua esposa também receba votação histórica à Assembleia Legislativa.
Dessa forma, Allyson Bezerra azeita a máquina pública para sustentar o trabalho do batalhão de vereadores que estarão nas ruas pedindo votos para Cinthia. Essa garantia já foi dada aos seguintes vereadores que estão inseridos no projeto eleitoral da primeira-dama:
Genilson Alves (presidente da Câmara), Raério Araújo, Lucas das Malhas e Tony Cabelos, do União Brasil; Kayo Freire, João Marcelo e Wlademir Cabelo de Negro, do PSD; Thiago Marques e John Kenneth, do Solidariedade; e Dr. Cubano, do PSDB.
Liberados
A lista dos cabo-eleitorais de Cinthia poderia ser maior na Câmara Municipal, mas o prefeito decidiu negociar alguns de seus vereadores com outros postulantes à Assembleia Legislativa, como estratégia de ter apoio à sua pré-candidatura a governador em regiões fora de Mossoró. Allyson Bezerra, com isso, mantém a possibilidade de aliança política com deputados estaduais que terão apoio de parte de sua bancada dentro de Mossoró.
É o caso, por exemplo, do vereador Petras Vinícius (PSD), que vai pedir votos para o deputado Kleber Rodrigues (PSDB). Petras foi eleito em 2024 com apoio da primeira-dama Cinthia Pinheiro, mesmo assim, Allyson Bezerra decidiu manter o seu apoio a Kleber justamente para não prejudicar a sua pré-candidatura a governador. Allyson espera a retribuição eleitoral de Kleber Rodrigues.
O prefeito também liberou os seus liderados Alex do Frango (líder da bancada governista) e Ricardo de Dodoca, ambos do União Brasil, para apoiar o deputado estadual Neilton Diógenes (PP). Em contrapartida, Diógenes prometeu o apoio do prefeito de Apodi, Sabino (MDB), a Allyson para governador.
Já o vereador Vavá (REDE) vai apoiar a reeleição do deputado estadual Ivanilson Oliveira, que está trocando o União pelo MDB. E o apoio do vereador Ozaniel Mesquita, do União, está sendo negociado por Allyson com o ex-prefeito de Assú, Dr. Gustavo Soares (PP), que será candidato a deputado estadual.
Vereadores que apoiam Cinthia Pinheiro
UNIÃO BRASIL
- Genilson Alves
- Raério Araújo
- Lucas das Malhas
- Tony Cabelos
PSD
- João Marcelo
- Kayo Freire
- Wlademir Cabelo de Negro
SOLIDARIEDADE
- Thiago Marques
- John Kenneth
PSDB
- Dr. Cubano
Vereador governista bate de frente com Allyson
Apenas um vereador governista decidiu bater de frente com o projeto político-eleitoral do prefeito Allyson Bezerra: Wignis do Gás, do União Brasil, seguirá caminho diferente em 2026, sem a orientação do chefe do Palácio da Resistência e com postura de independente.
Há poucos dias, por meio das redes sociais, Wiginis anunciou que apoiará a reeleição do deputado estadual Ivanilson Oliveira (de saída do União para o MDB) e pedirá votos para a primeira-dama de Natal, Nina Souza (União), à Câmara dos Deputados.
O apoio a Nina Souza foi visto como uma afronta a Allyson, uma vez que a primeira-dama natalense faz parte do grupo dentro do União Brasil que não apoia a candidatura do prefeito de Mossoró ao Governo do RN. O prefeito Paulinho Freire é apoiador declarado da pré-candidatura a governador do senador Rogério Marinho (PL), adversário de Allyson.
Wiginis do Gás, que cumpre o segundo mandato, carrega decepção desde a campanha eleitoral de 2024. Ele se sentiu abandonado pelo prefeito Allyson e atribui a sua reeleição ao apoio que recebeu do deputado Ivanilson Oliveira.
Além disso, o vereador não foi atendido, como esperava, na distribuição de espaços na segunda gestão Allyson. Ele se sente escanteado diante de estrutura que outros vereadores governistas receberam do prefeito.



Postar um comentário