Um dos patrimônios culturais mais importantes do Rio Grande do Norte, o Museu Histórico Lauro da Escóssia, em Mossoró, foi contemplado com o Programa de Iluminação Cultural 2025 do Instituto Neoenergia. Dividido em três eixos, o Programa contempla o projeto luminotécnico com foco na valorização cênica e arquitetônica do empreendimento; ação de educação patrimonial, que envolve alunos e professores da rede pública de ensino das zonas urbana e rural do município; além de uma intervenção cultural que celebrará a história, a memória e a capacidade criativa dos participantes em novembro.
Mais de 300 alunos, divididos em 12 escolas da rede municipal de Educação mossoroense, estão envolvidos no Programa. Eles são acompanhados por 28 professores que foram sensibilizados para trabalhar os temas relacionados à memória, presente e futuro. Nesse eixo, os estudantes foram estimulados, a partir do patrimônio histórico e cultural existente no Museu Histórico Lauro da Escóssia, a retratarem a Mossoró do passado, a do presente e a cidade que desejam para o futuro.
A proposta da Educação Patrimonial é preservar a memória coletiva, fortalecendo a conexão dos moradores com a identidade local a partir de curiosidades sobre o acervo do museu, personalidades históricas locais e práticas de educação. Os estudantes participam de atividades que incentivam a compreensão, o pertencimento e o cuidado com o patrimônio histórico e cultural.
Personagens da história mossoroense como o Prefeito Rodolfo Fernandes; o fotógrafo Manuelito Pereira; o jornalista Lauro da Escóssia, e a Professora Celina Guimarães Viana inspiram os estudantes a criarem projetos – em formato jornalístico - que envolvem temas relacionados às suas vivências individuais e/ou coletivas.
Antes de se tornar um Museu, o prédio serviu como Cadeia Pública, Hospital e Câmara Municipal. Foi nele que, em 30 de setembro de 1883, a Sociedade Libertadora Mossoroense declarou livres todos os escravos do município de Mossoró – cinco anos antes da Lei Áurea. Em abril de 1928, a primeira eleitora brasileira, Celina Guimarães Viana, exerceu o direito de voto na eleição do senador José Augusto B. de Medeiros.
História viva em Mossoró
O Museu Histórico Lauro da Escóssia possui um valioso acervo relacionado à pré-história, à paleontologia e à história de Mossoró. Inaugurado em 1948, é referência na preservação da história do Rio Grande do Norte, reunindo objetos, documentos e fotografias que narram a trajetória da cidade.


Postar um comentário