Independência

Independencia banner

 

Do Portal Mossoró Hoje

O quadro é desesperador entre os pequenos produtores rurais que estão após da Barragem de Lagoa de Pau, para quem se desloca de Governador Dix Sept Rosado na direção de Mossoró. Quem está acima, também demonstra profunda preocupação.

É que o rio Apodi-Mossoró, no trecho Governador Dix Sept Rosado a capital do Oeste, começou a secar rapidamente há cerca de 15 dias. A barragem de Lagoa de Pau parou de verter e a água represada começou a baixar rapidamente. Ainda tem, mas sabem que vai secar.

Após a barragem, quem plantou forragem para alimentar seus rebanhos já não tem como irrigar. A mesma situação desesperadora para quem plantou legumes, frutas e verduras. O quadro piora, porque nesta região, a vazão dos poços perfurados é muito baixa.

O criador de ovelhas Eduardo Rego chegou a preparar o terreno para plantar a forragens de sua criação, mas a água simplesmente secou, há quinze dias. Está comprando silagem de outros produtores, pelo dobro do valor do que seria se ele mesmo produzisse. “É inviável”, diz.

A situação de Bonifácio Cardins é ainda pior. Ele tem criação de ovinos e plantou capim para alimentar, mas sabe que terá que comprar ração para alimentá-los. A grande preocupação de Seu Bonifácio é com um hectare de pitaia que plantou em sua propriedade.

Como não tem mais água no rio Apodi-Mossoró, sabe que vai perder toda a plantação, que trabalhou cerca de 2 anos para cultivar. Ele pretende pedir ajuda na Prefeitura de Mossoró para conseguir um carro pipa de água por dia para conseguir segurar o plantio vivo.

Seu Bonifácio mostrou ao MH, que fazia planos de dobrar a área plantada de pitaia. Chegou a preparar o terreno e instalar a rede de irrigação. Agora, sem água, “eu não sei o que fazer e nenhum morador daqui sabe. É triste, é revoltante”, diz

O vizinho de Seu Bonifácio, que cria galinhas, também está desesperado. Ele recebia água de Seu Bonifácio para alimentar suas galinhas e agora vai buscar alternativa. Mesmo cenário, está Seu Francisco Batista, que tem uma criação de bovinos. “Secou tudo da noite pro dia”, diz.

Alguns produtores que estão na altura da Barragem de Lagoa de Pau, como Seu Moacir Pinheiro e a esposa Maria Nazaré de Medeiros, conhecida na comunidade por Zette Medeiros, existe água represada que talvez seja suficiente até o início do inverno no próximo ano.

O casal tem um pequeno rebanho bovino e ovinos, alimentados com a forragem que produzem com água do rio Apodi-Mossoró. Eles confiam que não vão sofrer em função da falta de água. “A nossa preocupação é com os outros que já estão sem água”, diz Seu Moacir.

Já Rodrigo Bejamim, que produz hortaliças para diversos supermercados de Mossoró numa área de quase 2 hectares, que irriga suas hortas com água captada um pouco acima da barragem de Lagoa de Pau, disse que teme ficar sem água logo nas próximas semanas.

Todos os produtores que conversaram com o MH, afirmaram que já tentaram perfurar poços para irrigar seus plantios e, em todos os casos, o poço produziu pouca água, insuficiente para a demanda exigida em projetos de irrigação, mesmo os pequenos.

O mais provável que esteja acontecendo para o rio secar repentinamente deve ser o alto consumo de grandes empresas ao longo do rio entre Felipe Guerra e Governador Dix Sept Rosado (fiscalização praticamente não existe) e ausência de fiscalização do órgão regulador.

O que poderia amenizar a situação, seria aumentar a vazão das comportas da Barragem de Santa Cruz, liberando mais água para o leito do rio, porém, os produtores foram informados que a comporta está emperrada (não aumenta e nem diminui a vazão) desde 2012.

Esperam que o Governo do Estado, através de suas instituições, agilize o processo para ampliar a demanda de água no rio Apodi-Mossoró na região de Lagoa de Pau (Governador-Mossoró), ampliando a vazão nas comportas da Barragem de Santa Cruz, em Apodi-RN.

Os próprios produtores já pediram ajuda do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Agricultura. O secretário Guilherme Saldanha solicitou que os fatos fossem relatados em uma carta para ele analisar a situações. O presidente do Conselho Gestor da Bacia Hidrográfica Apodi-Mossoró, vai se reunir no início desta semana com os produtores da região.

A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Mossoró, demonstrou preocupação com os fatos, assim como o vereador líder do Governo na Câmara Municipal de Mossoró, Alex do Frango. A gestão municipal de Governador Dix-Sept Rosado também está preocupada.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA