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A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Cultura, intensificou os preparativos para o tradicional Auto da Liberdade, espetáculo ao ar livre que traduz e rememora os principais atos históricos envolvendo o município. As apresentações do espetáculo estão marcadas para os dias 27, 28 e 29 deste mês, na Estação das Artes.

Com direção do cineasta e artista Plínio Sá, o espetáculo promete uma nova proposta a ser apresentada ao público.  

“Uma das grandes novidades desta edição é que o prédio da Estação das Artes será o nosso cenário. Essa escolha valoriza um importante equipamento público e, ao mesmo tempo, integra o próprio espaço ao enredo do Auto da Liberdade. Mossoró, este ano, se torna um personagem vivo que viaja no tempo através da estação de trem, conduzindo o público por marcos que moldaram nossa história. Mais do que uma nova encenação, o Auto da Liberdade 2025 é um convite à memória, à representatividade e à celebração da nossa cultura”, detalha o diretor. 

A valorização dos artistas mossoroenses formados dentro da Escola de Artes também é um dos destaques do ano. Pela primeira vez, os novos prodígios da cultura mossoroense poderão vivenciar o espetáculo, traduzindo o aprendizado em resultados no palco da cidade. 

Compõem a equipe de coordenação do espetáculo os artistas Luiza Gurgel e Madson Ney como assistentes de direção e Carol Oliveira assinará a coreografia, todos também conquistando a primeira oportunidade nestas funções. 

Toda a direção também se preocupou em realizar um projeto de pesquisa para a leitura mais fidedigna dos fatos das épocas que serão encenadas. 

“Contamos com uma consultoria histórica, uma equipe formada pela professora Aryana Costa, e os egressos João Paulo de Souza e Pedro Henrique da Silva Pereira que compõem o projeto de pesquisa chamado Procurando Rafael. DHI/PROEX/UERN e esse importante trabalho de pesquisa histórica para o espetáculo nos trouxe novos personagens reais, relatos inéditos e acontecimentos significativos que enriquecem o ato da libertação".


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