Em junho, o índice de volume de serviços no Rio Grande do Norte obteve uma variação positiva de 1,3% ante o mês de maio. O índice de receita nominal de serviços, estimado em 1,2%, também cresceu no mesmo período. O resultado dá ao estado o melhor desempenho entre os estados do Nordeste, empatando apenas com o Ceará em receita nominal (1,2%), mas superando o estado vizinho em volume de serviços (0,1%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estado potiguar obteve a melhor posição da Região em três das seis variáveis analisadas pelo Instituto. A variação de junho deste ano frente a junho passado foi de 11,6% para o índice de receita de serviços e de 6,4% para o índice de volume de serviços, ficando a frente do Maranhão (9,2% - receita; 4,9% - volume), e da Paraíba (7,7% - receita; 3,7% - volume).
O RN também teve o melhor desempenho na variação acumulada no ano em relação ao mesmo período do ano anterior, com índice de 11,9% na receita nominal de serviços e 6,4% no volume de serviços.
Na variação acumulada em 12 meses, em relação ao período anterior de 12 meses, o setor de serviços potiguar ficou com o segundo melhor desempenho da Região, com índice de receita nominal de serviços de 13,5% e índice de volume de serviços de 8,5%, atrás apenas de Sergipe, que obteve variação de 13,9% e 8,5% em ambos os indicadores, respectivamente.
Turismo potiguar recua em junho
Em comparação com o mês de maio, o setor de turismo do Rio Grande do Norte recuou 0,8% em volume das atividades e 0,5% em receita nominal no mês de junho de 2025.
A nível nacional, o índice de atividades turísticas recuou 0,9% frente ao mês imediatamente anterior, segundo resultado negativo seguido, período em que acumulou uma perda de 1,3%. Com esse desempenho, o setor de turismo brasileiro se encontra 11,6% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 1,8% abaixo do ápice da sua série histórica, alcançado em dezembro de 2024.
Regionalmente, 11 dos 17 locais pesquisados acompanharam este movimento de queda verificado na atividade turística nacional (-0,9%). A influência negativa mais relevante ficou com Minas Gerais (-4,2%), seguido por Rio de Janeiro (-1,5%), Santa Catarina (-3,6%) e Paraná (-2,1%). Em sentido oposto, São Paulo (0,6%) e Distrito Federal (3,4%) lideraram os ganhos do turismo neste mês.
Em comparação com junho passado, o volume de atividades turísticas do RN teve variação positiva de 2,9%, e de 6,3% na variação acumulada do ano (em relação ao mesmo período do ano anterior. Já na variação acumulada dos últimos 12 meses, as atividades turísticas no território potiguar cresceram 7,5%.
Sobre a PMS
A Pesquisa Mensal de Serviços tem como objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural dos principais segmentos empresariais não-financeiros do setor de serviços, excluindo-se os da saúde e da educação, complementando, através da análise de curto prazo, o mapeamento da estrutura das atividades de serviços no País, efetuado pela Pesquisa Anual de Serviços - PAS.
Jornal De Fato
Postar um comentário