A Prefeitura de Mossoró, dentro do programa “Mossoró Cidade Educação”, inicia mais um projeto de incentivo à educação. No último dia 7 aconteceu a primeira formação para professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino, voltada para o projeto de Musicalização Infantil – A Trilha dos sons: ouvir, sentir e criar.
O projeto é desenvolvido pela SME, através da Coordenadoria de Educação Infantil e deverá se estender a todas as Unidades de Educação Infantil. Inicialmente estão sendo trabalhados dois polos que atendem a oito unidades, com os professores em sua totalidade, desde a turma do berçário, crianças de 0 a 1 ano e 11 meses até o infantil II, crianças de 5 anos.
A supervisora técnica-pedagógica da SME Marcia Núbia da Silva Oliveira destaca a importância do projeto de musicalização como ação de valorização da escuta no processo ensino-aprendizagem. “A proposta do projeto de Musicalização na Educação Infantil - A trilha dos sons: ouvir, sentir, criar não é apenas mais uma atividade, e sim um reforço pedagógico e formativo. Um a mais que valoriza a escuta, a sensibilidade, a expressão e a convivência e se articula com os projetos das turmas, com os campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além de ampliar as possibilidades de leitura, escrita, movimento, linguagem, pertencimento e identidade, contribuindo para que possamos ver e ouvir as crianças com mais atenção, abrindo caminhos criativos e afetivos para a aprendizagem e o desenvolvimento delas”, detalhou Márcia Núbia.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Leonardo Dantas, o projeto de Musicalização Infantil tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas nas crianças. “Esse projeto visa também trabalhar as questões comportamentais do desenvolvimento social quando promove a interação com os colegas. A musicalização tem uma importância gigante no desenvolvimento de nossas crianças, por isso está sendo implantada nas UEIs. A música como instrumento de transformação das práticas educativas dentro das nossas salas de aula. Nesse projeto, os alunos têm a oportunidade de interagir com os instrumentos, com a música e interagir entre eles”, ressaltou Leonardo.
MUSICALIZAÇÃO INFANTIL
De acordo com a neuroeducação musical, é sabido que através de jogos musicais o professor pode desenvolver em seus educandos o raciocínio lógico, linguístico, a coordenação motora do corpo, a criatividade, a autoestima, a autoimagem, a sensibilidade artística, a atenção e a memória.
Apesar de sua importância, a música ainda continua a ser considerada como um trabalho a mais que pode ser desenvolvido ou não na realidade escolar. Muitas vezes a educação musical é apenas vista como recurso didático para auxiliar na aprendizagem de outras disciplinas consideradas relevantes. Porém, o professor deve utilizar a música e o ensino musical como meios de ajudar a aprendizagem, não se contentando, contudo, em apenas colocar músicas para o aluno ouvir, ou em dar possibilidades de se tocar algum instrumento, mas explorar a musicalidade em todos os seus aspectos.
Os estudos mostram ainda que ouvir e aprender uma canção, participar de brincadeiras de roda e de atividades rítmicas são ações que despertam, estimulam e ajudam a desenvolver o gosto pela atividade musical, além de viabilizar a vivência dos elementos estruturais da linguagem musical. A criança, por meio de brincadeiras, relaciona-se com o mundo e dia após dia descobre brincando como fazer música.
Postar um comentário