Detran

 


 

Wagner Moura em "Agente Secreto" (Foto: Victor Jucá/Divulgação)

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) divulgou, nesta quinta-feira 14, a lista dos 16 filmes brasileiros que poderão representar o país no Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional. Entre eles estão “Vitória”, “Homem com H” e “O Agente Secreto”, que já acumulam reconhecimento no circuito nacional e internacional.

A escolha será feita pela Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. No dia 8 de setembro, será anunciada uma pré-lista com seis produções e, em 15 de setembro, o título que disputará a estatueta nos Estados Unidos.

O diretor Kleber Mendonça Filho, responsável por “O Agente Secreto”, celebrou o desempenho do longa no Festival de Cannes 2025, onde conquistou os prêmios de Melhor Direção e Melhor Ator para Wagner Moura. “O júri oficial raramente concede dois troféus para a mesma produção. Esse reconhecimento é um sinal da força da nossa narrativa e do trabalho em equipe”, afirmou.

Outro nome de destaque é “Homem com H”, dirigido por Esmir Filho e estrelado por Jesuíta Barbosa, que conta a trajetória do cantor Ney Matogrosso. “Ver o filme entre os mais assistidos já no final de semana de estreia mostra que o público brasileiro está aberto a histórias que misturam arte, música e identidade”, disse o diretor.

Além deles, também estão habilitados: “A Melhor Mãe do Mundo”, de Anna Muylaert; “A Praia do Fim do Mundo”, de Petrus Cariry; “Baby”, de Marcelo Caetano; “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal; “Malu”, de Pedro Freire; “Manas”, de Marianna Brennand; “Milton Bituca Nascimento”, de Flavia Moraes; “O Filho de Mil Homens”, de Daniel Rezende; “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro; “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi; “Os Enforcados”, de Fernando Coimbra; “Retrato de um Certo Oriente”, de Marcelo Gomes; e “Um Lobo entre os Cisnes”, de Marcos Schechtman e Helena Varvaki.

Agora RN



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA