Detran

 


O Memorial da Resistência e o Museu Municipal Lauro da Escóssia, em Mossoró, foram reconhecidos como patrimônios cultural, arquitetônico e histórico material do Rio Grande do Norte.

O reconhecimento foi sancionado em forma de lei pela governadora Fátima Bezerra (PT) e está publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (23).

O Museu Lauro da Escóssia, localizado no centro de Mossoró, foi inaugurado em 5 de abril de 1948, tendo como sede inicial o chamado Salão do Clube Ipiranga. O atual prédio, situado na Rua 30 de Setembro, foi inaugurado em 8 de abril de 1880 e, inicialmente, funcionou como Cadeia Pública e Câmara dos Vereadores. Em 1981, passou a sediar definitivamente o museu, por meio de um convênio entre o Governo Estadual e a Prefeitura. Neste ano, o museu comemorou 77 anos de existência.

Inaugurado em 2008, o Memorial da Resistência é um dos principais pontos turísticos de Mossoró. O espaço conta, por meio das exposições do museu, a história de bravura e resistência da cidade à invasão do bando de Lampião. As telas preservam a dinâmica do ataque ocorrido em 13 de junho de 1927. Além de recontar esse episódio histórico, o local presta homenagem aos heróis da resistência, integrantes das trincheiras comandadas pelo então prefeito Rodolfo Fernandes.

TCM Notícia



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA