Idealizado pelo mandato da deputada estadual Isolda Dantas desde 2022, o Cursinho Popular Dona Clinária será lançado neste sábado (26) a partir das 8h, na Escola Eliseu Viana em Mossoró-RN.
A nova edição tem a realização da Fiocruz e Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) do MEC em parceria com o mandato da deputada e da vereadora Plúvia Oliveira.
O evento contará com a participação dos alunos dos terceiros anos do ensino médio das escolas parceiras: Raimundo Gurgel, Eliseu Viana e Abel Coelho e será aberto também para o público externo. A expectativa é de reunir mais de 100 estudantes, além de todo o corpo docente para iniciar a jornada de estudos em preparação para o ENEM.
Com emendas parlamentares da deputada Isolda em parceria com a FAPERN, o Cursinho Popular Dona Clinária sempre aconteceu de forma gratuita e já atendeu mais de 500 estudantes da zona urbana e rural, garantindo diversas aprovações em universidades públicas.
Neste ano, o cursinho Dona Clinária foi selecionado em edital do Ministério da Educação e agora faz parte da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), ao lado de outros 130 projetos semelhantes em todo o Brasil. Com financiamento da Fiocruz, uma das principais novidades para este ano é a concessão de bolsa permanência de R$ 200 para estudantes em situação de vulnerabilidade, um importante incentivo para garantir a permanência dos jovens no processo de preparação para o ENEM.
São contempladas na grade curricular todas as áreas do conhecimento — Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação. Todo o material será disponibilizado gratuitamente com um conteúdo atualizado, com as aulas dinâmicas, simulados periódicos e apoio multidisciplinar, proporcionando uma formação completa para os alunos.
O cursinho dispõe de uma equipe técnica capacitada em projetos educacionais populares e inclusão social. A coordenação geral é liderada pela professora doutora Conceição Dantas, socióloga com vasta experiência em projetos de inclusão social, especialista em gênero, geração, raça e etnia. Já a coordenação pedagógica conta com a atuação do professor da Ufersa doutor Rafael Castelo e do professor e arte educador da Licenciatura em educação do Campo da Ufersa Américo Oliveira, ambos com trajetória consolidada no ensino preparatório e no desenvolvimento de metodologias inclusivas e transformadoras.
“O acesso ao ensino superior é algo que impulsiona o desenvolvimento da nossa juventude da classe trabalhadora. Por isso pensamos e realizamos esse cursinho em Mossoró e em Natal desde 2022. O presidente Lula também sabe a importância dessas ferramentas e, por isso, incentiva. Mais do que reforço para o ENEM, a gente quer garantir uma educação crítica, gratuita e enraizada na realidade da periferia e de escolas públicas para transformar sonhos em realidade. Agora, com o apoio do MEC e da Rede Nacional, vamos ampliar ainda mais o acesso à universidade para a juventude potiguar”, é o que diz Isolda.
Mossoró Hoje
Postar um comentário