O progressista Yamandu Orsi, da Frente Ampla (FA), venceu o segundo turno das eleições presidenciais no Uruguai, realizado neste domingo (24).
A participação nos pleitos deste domingo atingiu 89,4%, segundo dados da Corte Eleitoral divulgados pela imprensa local.
Ao longo da campanha, Orsi buscou tranquilizar os eleitores, afirmando que não planeja uma mudança política drástica no país tradicionalmente moderado e relativamente próspero de 3,5 milhões de habitantes, conhecido por suas praias, cannabis legalizada e economia estável.
A vitória de Orsi marca o retorno da Frente Ampla ao poder no Uruguai, consolidando uma guinada progressista no cenário político da América Latina. Yamandu Orsi, que teve o apoio de figuras históricas como o ex-presidente José "Pepe" Mujica, promete fortalecer a integração regional, priorizando temas como desenvolvimento sustentável e políticas sociais.
Repercussão no Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou, ainda no domingo (24), o recém-eleito presidente do Uruguai, Yamandu Orsi, pela vitória no segundo turno das eleições presidenciais. Em publicação no X (antigo Twitter), Lula exaltou o caráter democrático e pacífico do pleito, além de reforçar a relevância da vitória de Orsi, da Frente Ampla, para o fortalecimento da integração latino-americana. "Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito @OrsiYamandu, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje", escreveu.
Lula e Orsi devem se encontrar em breve para alinhar agenda.
Com informações do Brasil 247
Postar um comentário