Três influenciadores digitais de Mossoró, que juntos somam mais de 300 mil seguidores, se envolveram em uma polêmica após a divulgação de um vídeo considerado ofensivo. O episódio ocorreu em um supermercado da cidade e, no vídeo, um dos influenciadores faz um comentário de mau gosto sobre autismo.
Nas imagens, um dos participantes aparece com a bermuda levantada e a camiseta ensacada, ao que o responsável pela gravação comenta: "Deu um laudo do nada que ele é autista... duvido você ir assim até o caixa e a gente passar essas coisas... é autista o bixinho”. O jovem filmado, então, ajusta a roupa e afirma: "Agora estou normal".
O vídeo rapidamente viralizou nas redes sociais, gerando uma onda de críticas e indignação, principalmente da comunidade que luta pelos direitos das pessoas com autismo. A "brincadeira" foi vista como desrespeitosa e preconceituosa, reforçando estereótipos negativos sobre o transtorno.
Denúncia
Após o episódio a reação foi imediata, com denúncias formais feitas junto à Polícia Civil e ao Ministério Público que passaram a investigar os “influenciadores”. Imitar de forma pejorativa comportamentos típicos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) configura crime de capacitismo — uma forma de preconceito contra pessoas com deficiência.
“Nenhum ato criminoso passará impune, a denúncia já foi protocolada, o Ministério Público realizará todo o acompanhamento e apuração dos fatos para garantir o direito das Pessoas com Deficiência e das pessoas autistas”, informou a assistente social e mãe atípica, Dávida Oliveira.
Petras Vinicius também denunciou o caso à Polícia Civil. “As imagens me chocaram, e, por isso, já tomei as medidas legais cabíveis para que os fatos sejam apurados e os responsáveis investigados”, afirmou.
Com informações do Portal Mossoro Notícia
Postar um comentário