Banner

OCULUM 600 120

 


Um levantamento realizado pelo jornalismo TCM aponta um aumento de 7,94% no número de ocorrências violentas com armas de fogo e armas brancas no período de 1 ano (08/2023 – 08/2024) em Mossoró. Uma diferença de 6 homicídios, na comparação do período.

Gráfico indicando aumento de homicídios em Mossoró, no período de um ano.

Analisando o cenário que levaria ao aumento da violência aqui em Mossoró, o professor de sociologia e política da Uern, Vanderlei Lima, aponta alguns fatores. “Há uma vulnerabilidade dos jovens da periferia, que residem em espaços com uma dinâmica criminosa, seja da venda de drogas ou do surgimento e ampliação das facções. Dentro desses territórios, existe também a rivalidade de grupos, que impacta diretamente no crime contra a vida, no caso, o homicídio”, explica.

RN registra queda nos homicídios 

Gráfico indicando queda no número de homicídios no Rio Grande do Norte

Em julho de 2024, a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), divulgou um registro de queda dos homicídios, 455 pessoas tiveram suas vidas ceifadas durante os primeiros seis meses de 2024, contra 529 ocorrências no mesmo período de 2023, 74 mortes a menos, uma redução equivalente a 14%. Em contrapartida, Mossoró contabilizou um crescimento de 5,26%. No primeiro semestre de 2023, 57 óbitos violentos estavam listados nas páginas policiais, já nos primeiros seis meses de 2024, 60 mortes computadas nos sistemas da polícia.

Gráfico indicando aumento de homicídios em Mossoró, no primeiro semestre de 2024.

Segundo o professor Vanderlei Lima, essa diferença nos índices de homicídio do estado e Mossoró é consequência do crescimento da cidade que se torna mais atrativa para a atuação de facções criminosas. “Uma cidade do porte de Mossoró, à medida que vai crescendo, vai tendo mais espaço para a inserção de facções, o que culmina nesse fenômeno”, conclui.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

INDEPENDÊNCIA