Escrita

Escrita banner

 

Prefeitura de Mossoró realiza neste sábado(08), o “Dia D” de vacinação contra a poliomielite, direcionado a crianças menores de 5 anos. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), também estará ofertando vacinas contra gripe e Covid-19. 

Os pais e responsáveis devem comparecer aos pontos de imunização com cartão de vacina e um documento da criança (CPF ou Cartão SUS). Além da vacina contra a poliomielite, as equipes irão atualizar o cartão de vacinas das crianças menores de 5 anos.

A vacina contra Influenza está aberta à população geral acima de seis meses. É importante que todos busquem a proteção contra gripe e seus agravos, principalmente aquelas pessoas pertencentes aos grupos prioritários, como idosos, por exemplo.

Estará disponível a vacina contra a Covid-19 XXB. A atualização da vacina protege contra cepa específica do coronavírus Sars-CoV-2, causador da Covid — no caso, a variante XBB 1.5, um subtipo da ômicron. 

A vacina contra a Covid-19 XBB é voltada para crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias), não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto. Ademais, podem se vacinar as pessoas que não tomaram nenhuma dose da vacina da Covid-19 e grupos prioritários, conforme lista abaixo.

Grupos prioritários da vacina Covid-19 monovalente XBB:

- Pessoas com 60 anos ou mais;

- Gestantes e puérperas (45 dias após o parto);

- Pessoas imunocomprometidas a partir de 5 anos (transplantados, aqueles que vivem com HIV, portadores de erros inatos da imunidade, que tomam imunossupressores, pacientes oncológicos em tratamento quimio ou radioterápico, entre outros);

- Indígenas;

- Povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas;

- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e residências de idosos e seus trabalhadores;

- Trabalhadores de saúde (que atuam em estabelecimentos como hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias etc., incluindo profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde, trabalhadores de apoio como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza entre outros) – uma dose anual;

- Pessoas com deficiência permanente;

- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, crianças, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;

Pessoas com comorbidades, incluindo diabetes, hipertensão arterial resistente, pneumopatias crônicas graves, insuficiência cardíaca, síndromes coronarianas crônicas, doença renal crônica, obesidade mórbida, síndrome de Down e outras trissomias, entre outras.

Locais de vacinação:

Das 7h às 12h:

- UBS Maria Neide da Silva Souza - Jardim das Palmeiras

- UBS Dr. Chico Porto - Ouro Negro

- UBS Centro Clínico Evangélico  - Centro

- UBS Dr. José Leão - Alto da Conceição

- UBS Antônio Soares Junior - Bom Jesus

- UBS Dr. Lucas Benjamin - Abolição III 

- UBS Cid Salém Duarte - Abolição IV

- UBS José Fernandes de Melo - Lagoa do Mato

- UBS Marcos Raimundo da Costa  - Belo Horizonte

- UBS Mário Lúcio de Medeiros - Rincão

Das 8h às 16h:

- UBS Maria Soares da Costa - Alto de São Manoel

- UBS Dr. Chico Costa - Santo Antônio

- UBS ⁠Enfermeira Conchita Ciarlini - Abolição II

Das 10h às 18h:

- Partage Mossoró

Sábado e domingo - 12h às 18h:

- Arraiá do Povo (Mercado do Bode)


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

INDEPENDÊNCIA