GOVERNO

640x128

 

Piranhas atacaram duas pessoas que estavam se banhando no Rio Açu, em Pendências, no último sábado 20, conforme confirmado pela prefeitura do município no Oeste potiguar. No domingo 21, foi reportado outro ataque no mesmo local à Secretaria de Meio Ambiente.

A prefeitura emitiu um alerta à população no sábado 20 e aconselhou que evitassem o banho na área do rio onde ocorreram os ataques. Em 2023 foram registrados 18 casos em pelo menos duas áreas de banho, com os peixes mordendo principalmente dedos das mãos e dos pés dos banhistas, chegando a arrancar pequenos pedaços.

O ataque no sábado ocorreu em uma área do rio chamada de “prainha” no distrito de Porto do Carão, a cerca de 8 km do centro do município. As duas pessoas atacadas estavam próximas um da outra no momento. De acordo com o secretário de Meio Ambiente da cidade, Ezequias Florêncio, elas estão bem, sendo que uma sofreu mordidas em um pé e a outra na mão.

Mesmo após a recomendação da prefeitura, foi relatado outro ataque no início da tarde de domingo 21, no mesmo local. Três ataques também foram registrados na região em 2023.

Ezequias afirmou que o rio, conhecido em outras áreas do estado como Piranhas-Açu, sempre teve a presença de piranhas. No entanto, ele atribui os recentes ataques a um possível desequilíbrio ambiental.

Os demais ataques em 2023 ocorreram em outra área de banho na sede do município. Pesquisadores das universidades públicas do estado, como UERN, UFRN e IFRN, foram consultados, analisaram as áreas e também acreditam na possibilidade de um desequilíbrio.

Agora RN


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

INDEPENDÊNCIA

GOVERNO