Independência

BANNER BLOG 2024 0001

 

O Ministério da Educação (MEC) publicou na sexta-feira (29) o Edital n. 22/2023 referente ao processo seletivo de 2024 para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os interessados em participar poderão se inscrever no período de 22 a 25 de janeiro de 2024, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Neste ano, a edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição de candidatos às vagas ofertadas pelas instituições participantes. Serão ofertadas vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024, de acordo com os Termos de Adesão assinados pelas instituições de ensino superior que aderiram à seleção.

Vagas – Ao todo, 127 universidades participarão do Sisu 2024, com oferta de 264.254 vagas para o primeiro e segundo semestres.

Novidades – O Sisu 2024 seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Assim, todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência.

Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.

Resultado – O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso.

Lista de espera – Em 2024, a lista de espera pode ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

O candidato que não for selecionado na chamada regular pode manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum