Independência

BANNER BLOG 2024 0001

 

Na temporada de réveillon muitas pessoas utilizam fogos de artifício para dar boas-vindas ao novo ano que se inicia. Apesar dos fogos serem considerados tradição, o barulho afeta diretamente a saúde dos animais de estimação, causando estresse, medo e em casos extremos, convulsões. A temporada requer cuidados para tutores de pets. 

A médica veterinária Andressa Suênia explica que os cuidados com cães e gatos nessa época do ano requer atenção, principalmente com o barulho de artefatos de efeito sonoro ruidoso. Isso porque, a sensibilidade auditiva dos animais é maior que a dos humanos. “Se o animal tem pavor a barulhos muito altos, a orientação é procurar um veterinário de confiança “, diz.

A veterinária destaca que a partir da prescrição do profissional, serão feitos os encaminhamentos para controlar os efeitos do estresse na rotina do pet, geralmente com uso de medicações ou terapias. “Eu não gosto de prescrever medicamentos que dopem, que cedem o animal. Esses medicamentos têm muitos efeitos colaterais, podem levar a efeitos graves inclusive, e pode ser, em alguns casos, até fatal”, completa. 

Andressa Suênia explica que as terapias para os pets são indicados por serem naturais, não afetando a saúde animal ou o sistema imunológico.  

“Eu trabalho com vários tipos de terapias. Trabalho com nutracêuticos, que ajudam nessa questão comportamental, de medo, de traumas. Tem a terapia de florais para situações de pânico, medo, animal que se sente só, animal que treme”.

Para quem gosta de viajar, os cuidados são os mesmos, mas com uma dose maior de afeto e comprometimento para manter a saúde dos cães e gatos. É necessário se certificar do lugar onde o pet vai ficar, a alimentação para os dias de estadia e o transporte do animal.

“Eu percebo que os animais fazem parte da família. Então essas informações também precisam ser repassadas para todas as pessoas que estão em torno do animal, porque o tutor tem esse direito de dizer o que deve ser feito, o que deve ser oferecido ou não ao seu animal”, frisa Andressa Suênia.

TCM Notícia


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum