Independência

BANNER BLOG 2024 0001

 


A época mais quente do ano chegou! Com o aumento das temperaturas e a chegada do verão, o consumo de água aumenta, principalmente para o uso pessoal. De acordo com a Unesco, o uso da água aumentou cerca de 1% ao ano nas últimas quatro décadas. A água é um bem finito e fundamental ao consumo humano. Mas você já se pegou pensando o quanto de água desperdiçamos diariamente?

De acordo com o Instituto Eco Brasil, um gotejamento lento de uma torneira, por exemplo, pode desperdiçar até 400 litros por mês. Já se for um gotejamento rápido, o desperdício chega a mil litros mensalmente, e 6,5 mil litros com um gotejamento contínuo.

Marília Lima, socióloga da Caern, destaca que pequenas práticas podem fazer grande diferença. Ela diz que o gotejamento em pias, por exemplo, pode parecer irrelevante, mas gera um grande desperdício ao decorrer do tempo. “ Podemos nem perceber, mas no final do mês o gotejamento de uma torneira faz grande diferença, com o desperdício de grandes volumes d’água”, ressalta.

A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda um consumo consciente de até 110 litros por dia por pessoa. Porém, de acordo com dados da Agência Nacional de Águas, a média de consumo diário por pessoa chega a 200 litros. Para diminuir os gastos, o primeiro passo é começar pelo cômodo da casa no qual há maior desperdício de água: o banheiro. Confira algumas dicas da Caern para diminuir o consumo de água no banheiro.

ADOTE BANHOS MAIS RÁPIDOS

Reduzir o tempo no chuveiro é uma prática ambientalmente consciente que contribui para a conservação da água. Se o tempo que você passar no chuveiro for de 15 para 5 minutos, cerca de 90 litros de água podem ser economizados. Além disso, é recomendado desligar o chuveiro enquanto estiver se ensaboando, pois isso economiza cerca de 80 litros de água.

FECHE O CHUVEIRO E AS TORNEIRAS

Um hábito simples, mas impactante, é garantir que o chuveiro e as torneiras sejam bem fechados quando não estiverem sendo usados. Ao adotar essa prática ao escovar os dentes ou tomar banho, por exemplo, economizamos uma quantidade significativa de água, refletindo positivamente no meio ambiente.

OBSERVE SE HÁ VAZAMENTOS

Verifique regularmente se há vazamentos em torneiras, canos e sistemas hidráulicos. Mesmo pequenos vazamentos podem resultar em desperdício significativo ao longo do tempo. Ao corrigir esses problemas, não apenas economizamos água, mas também evitamos danos mais sérios às estruturas e componentes da casa. Quando possível, ao realizar a limpeza de seu reservatório de água, observe também se há rachaduras ou sinais de desgaste na estrutura de sua caixa d'água. Essa precaução pode evitar problemas futuros e garantir um armazenamento seguro da água.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum