Independência

Independencia banner

 

Após o encerramento da aplicação regular do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 2023 no domingo, 12 de novembro. Um balanço foi apresentado em coletiva de imprensa pelo Ministro da  educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) , Manuel Palacios.

O gabarito oficial e os Cadernos de Questões serão disponibilizados no portal do Inep às 19h (horário de Brasília) da próxima terça-feira (14) – o edital prevê a divulgação até 24 de novembro, mas Santana e Palacios anunciaram a nova data durante a coletiva.

Camilo Santana também falou sobre as medidas projetadas pelo MEC para as próximas edições. “Pretendemos fazer uma grande avaliação do Enem”, afirmou.

“Já procuramos reverter a curva de inscritos, que tem sido descendente nos últimos anos. Além disso, a nossa preocupação é garantir que mais concluintes do ensino médio façam o exame. Vamos procurar mecanismos que estimulem as inscrições. Temos discutido a possibilidade de gratuidade e de articulação com os estados, para que esses alunos sejam inscritos”, explicou o Ministro.

Santana anunciou, ainda, juntamente com Palacios, uma nova seleção para elaboradores de itens – a última foi realizada em 2020. A previsão é de que o Instituto publique um edital em janeiro de 2024.

APLICAÇÃO

De acordo com Palacios, “a apreciação é de que, exceto por alguns pequenos incidentes, a aplicação deste domingo ocorreu com tranquilidade em todo o país”.

No total, foram 9.396 locais de prova e 10.086 coordenações, nas 132.466 salas de aplicação, em 1.750 municípios, distribuídos pelas 27 unidades da Federação.

Ao todo, 2.217 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico; ausentar-se antes do horário permitido; ou não atender orientações dos fiscais, por exemplo. Foram registrados 859 problemas logísticos, como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou abastecimento de água.

O balanço preliminar do Enem 2023 aponta para 68% de participação neste domingo (12). Os números definitivos dependem da consolidação por parte da instituição aplicadora e serão informados em 16 de janeiro de 2024, na divulgação dos resultados do exame.​ Os participantes resolveram itens de ciências da natureza e matemática.

REAPLICAÇÃO

O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, será de 13 a 17 de novembro. As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo vale para as pessoas que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 km da residência informada na inscrição.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

INDEPENDÊNCIA

GOVERNO