A Câmara dos Deputados aprovou, por 286 votos favoráveis e 121 contrários, o feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em todo o país.
Agora, o projeto vai para sanção do presidente Lula. É a última etapa para 20 de novembro se tornar um feriado nacional.
Bancada negra negociou com Lira a votação do projeto como uma das primeiras pautas do grupo na Casa. O projeto foi aprovado pelo Senado em 2021 e estava parado na Câmara desde então.
O PL e o partido Novo orientaram suas bancadas a votar contra o projeto.
No começo do mês, a Câmara criou a bancada negra para dar mais protagonismo às pautas raciais na Casa. O grupo terá um representante no colégio de líderes — composto por lideranças de todos os partidos da Câmara e que decide quais projetos serão votados. O primeiro escolhido foi o deputado Damião Feliciano (União Brasil – PB), e a renovação será anual.
Atualmente, seis estados adotam o 20 de novembro como feriado do Dia da Consciência Negra. São eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.
O Dia da Consciência Negra busca promover uma reflexão sobre a inserção da comunidade negra na sociedade brasileira e o impacto da cultura africana na formação da identidade cultural do país. A data é para valorizar a herança afro-brasileira e incentivar seu reconhecimento em instituições de ensino, organizações e espaços culturais.
UOL
Postar um comentário