Escrita

Escrita banner


A Instituição segue avançando nos pleitos como autonomia plena e a Assembleia Universitária aconteceu no Teatro Municipal de Mossoró, finalizando as comemorações dos 55 anos da instituição

Como parte das comemorações dos 55 anos da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra participou da Assembleia Universitária da UERN na tarde de quinta-feira (28). Considerado o momento ápice das comemorações, a solenidade abordou pautas fundamentais para o avanço da Educação na região Oeste e no Estado do Rio Grande do Norte e homenageou profissionais que contribuíram para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Toda a cerimônia teve tradução para Libras. 

Com o tema "A Universidade também é sua", a cerimônia teve seu primeiro momento anunciando o recredenciamento institucional da Uern. Na ocasião, foram prestadas homenagens a personalidades escolhidas pelo Conselho Universitário (Consuni) e também a Medalha da Abolição, concedida pela Uern. 

Receberam a medalha da Abolição a professora Maria das Neves, reitora na década de 1990; Zilene de Carvalho, diretora da TCM Telecom, pelo reconhecimento no avanço da comunicação; Maria do Socorro de Oliveira, esposa do professor Felipe Caetano Oliveira in memoriam, que contribuiu para a cena cultural de Mossoró, 

Professores homenageados com títulos honoríficos: Sara Couto, recebeu o mérito administrativo; a professora emérita Vera Lopes, docente aposentada, contribuiu para a área da inclusão, a homenageada professora Honoris Causa, referência da cultura mundial, a atriz Tony Silva pela contribuição no Teatro e na cultura do Estado e do País e a doutora Honoris Causa Helena Nader, primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Ciências. 

A Orquestra Filarmônica Pauferrense Antônio de Holanda Cavalcanti abriu a cerimônia sob a batuta do maestro Leandro de Oliveira, que atua nos muros da Universidade com a comunidade. 

A governadora Fátima Bezerra, Chanceler da Universidade do Estado do RN, ficou emocionada ao lembrar de todos os avanços da instituição. Em 2019, durante a instalação oficial do Governo do Estado em  Mossoró, a governadora teve a honra de ser escolhida pela instituição para receber o título de doutora Honoris Causa.

"É um momento de emoção e alegria renovada, na condição de governadora, professora e chanceler da nossa UERN, estar aqui compartilhando desse momento importante, que é a assembleia geral, quando celebramos mais de cinco décadas de uma contribuição tão relevante, tão imprescindível que a universidade tem dado ao desenvolvimento do nosso Estado", destacou a governadora. Fátima Bezerra ressaltou as conquistas do governo com a UERN, começando pela democracia plena, com o fim da lista tríplice para reitor e a garantia da estabilidade da instituição. 

A reitora Cicilia Maia ressaltou a importância dos avanços da Uern com o apoio do governo do Estado. "Nossa missão transcende barreiras físicas chegando em várias regiões do Estado, do país e do mundo. São vidas transformadas. Somos referência em várias frentes, principalmente na inclusão de pessoas portadoras de deficiência. E a governadora Fátima Bezerra, nossa chanceler, é um farol para nosso avanço cada vez mais. É unânime o carinho que temos pela senhora. Somos agradecimento por tudo o que fez e faz pela educação".


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

INDEPENDÊNCIA