Oculum

OCULUM 600 120

 

A Prefeitura de Mossoró reinaugura neste sábado (23) o Museu Histórico Lauro da Escóssia. A reforma representa importantes melhorias para o Museu, oportunizando um ambiente mais estruturado para preservação do acervo. O evento terá início às 17h.

A reforma contemplou a implementação de um projeto de acessibilidade, assegurando a instalação de rampas e de um elevador. Outra melhoria refere-se à ativação, na Pinacoteca Municipal, de quatro salas multiuso, que podem, por exemplo, receber exposições. Houve também renovação da pintura e da iluminação, e a instalação de um sistema de combate a incêndios. Além disso, ainda como parte do trabalho desenvolvido, a Praça Manoel Nunes da Paz, localizada em frente ao Museu, recebeu iluminação em Led e câmeras de segurança. 

A ocasião marcará ainda o anúncio de exposições que vão integrar a programação do Museu Lauro da Escóssia, sendo elas a exposição Auto da Liberdade (um passeio pelas histórias de luta e liberdade do povo de Mossoró); exposição Uern 55 anos; exposição “O Movimento Pictórico da Liberdade Mossoroense”, do artista Isaías Medeiros; e exposição do Projeto Cetáceos, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A reinauguração também será abrilhantada pela participação dos atores do espetáculo “Auto da Liberdade” e terá apresentação do cantor Marcelo Alexandre.

“A reinauguração do Museu representa um momento importante para Mossoró, visto que estamos contribuindo para o fortalecimento desse equipamento, que dispõe de um relevante acervo”, disse Igor Ferradaes, titular da Secretaria Municipal da Cultura.

O MUSEU

O Museu Histórico Lauro da Escóssia funciona na antiga cadeia pública e guarda um rico acervo relacionado à pré-história, à paleontologia e à história da cidade e da região. No local, podem ser encontrados fósseis de animais, mobiliários, registros fotográficos e documentos importantes, como o título de eleitor de Celina Guimarães Vianna, primeira mulher a votar na América Latina.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

INDEPENDÊNCIA