Cacim

Print

 

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na manhã de quinta-feira 10, um convite ao diretor da 3R Petroleum, Matheus Dias, para que ele explique a política de preços da empresa no Rio Grande do Norte.

A iniciativa, da deputada estadual Isolda Dantas (PT), prevê que a reunião com o diretor seja realizada de forma conjunta com a Comissão de Defesa do Consumidor, no próximo dia 24 de agosto.

Desde quando assumiu a exploração de campos de petróleo do RN, em junho deste ano, a 3R tem promovido sucessivos reajustes de preço nos combustíveis que são vendidos na refinaria Clara Camarão. No mais recente anúncio, divulgado nesta quinta-feira 10, foi informado um novo aumento de R$ 0,10 no valor do diesel e uma redução de R$ 0,10 na gasolina.

“Esse é um requerimento importante. Não é possível que RN seja o principal produtor de petróleo e a gente pague a gasolina mais cara do Brasil. É inadmissível e tem um custo para o potiguar imenso”, disse a deputada Isolda.

Para a reunião, também serão convidados para o debate representantes do Sindipetro, Sindipostos, Petrobras, Ministério Público, Procon, entre outras entidades.

A proposta visa fomentar um amplo debate acerca da política de preços dos combustíveis no Rio Grande do Norte, abordando diferentes perspectivas e promovendo maior transparência nas práticas adotadas pelo setor.

“A princípio, esse diálogo aqui na Assembleia com a 3R vai ser dia 24. Vai ser emitido o convite, se a 3R não comparecer nós vamos convocar um representante de forma obrigatória a vir aqui na Assembleia prestar esclarecimentos, mas acredito que a empresa não negará esse convite da Assembleia para vir aqui dialogar”, disse a petista.

Isolda afirmou ainda que a ideia é que nesse encontro também sejam construídas alternativas em relação aos preços dos combustíveis no Rio Grande do Norte. “Nós não podemos ser um dos maiores produtores de petróleo e pagarmos o maior preço do combustível no Brasil”, reitera a propositora.

Reportagens mostraram que negócio feito pela 3R foi adquirido de maneira ilegal

Uma série de reportagens publicada na semana passada pelo Agora RN apontou irregularidades na compra do chamado Polo Potiguar pela 3R Petroleum. A empresa adquiriu da Petrobras a refinaria Clara Camarão, em Guamaré, e campos de petróleo.

Segundo as reportagens, os ativos foram vendidos por menos da metade do preço que valiam. Além disso, a 3R Petroleum estava impedida por lei de participar da negociação por não ter honrado lances em negociações anteriores. Outra suspeita é que a 3R Petroleum só foi buscar crédito no mercado após fechar negócio, assim como qualificação técnica de “operador A” junto à ANP. Por fim, houve irregularidades, segundo a apuração, na compra casa da refinaria junto com os polos.

Agora RN



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

ESCRITA