Época de Copa do Mundo tradicionalmente mexe com o movimento das bolsas de apostas e intensifica os bolões entre amigos e familiares. Vale palpite, “chute”, projeção, afinidade com as seleções. Mas um grupo de pesquisadores de várias universidades brasileiras colocou ciência na paixão e usou inteligência artificial para simular 1 milhão de possibilidades para a Copa do Qatar.
O resultado: a seleção brasileira é o favorito a levantar a taça. O projeto Previsão Esportiva, desde 2006, cria cenários para competições, principalmente futebol, entregando probabilidades de títulos e, para judô, também faz o acompanhamento do desempenho de atletas.
Neste ano, os pesquisadores usaram o maior banco de dados até agora para alimentar o programa de computador (inteligência artificial) e gerar 1 milhão de resultados envolvendo as 32 seleções da Copa do Mundo. E a cada etapa do torneio, o quadro é atualizado.
Do total de simulações para a competição no Qatar realizadas inicialmente, o time comandado por Tite foi campeão 153.178 vezes, totalizando uma frequência de 15%. Logo atrás, ficou a seleção argentina, com 12%; os belgas, com 9%; e a equipe da França, com 8%.
Poder 360
Postar um comentário