A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) considerou o domingo (30), dia do segundo turno das eleições no Rio Grande do Norte, como "tranquilo". Ao todo, foram oito ocorrências registradas consideradas crimes eleitorais até o início da noite, de acordo com a pasta. No primeiro turno, foram 16.
Segundo a Sesed, o número de ocorrências ainda pode aumentar. O Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE) registrou os seguintes crimes:
- quatro violações ou tentativas de violações ao sigilo do voto (em Monte Alegre, Brejinho e duas em Natal)
- uma boca de urna (em São José de Mipibu)
- um transporte irregular de eleitores (em Nova Cruz)
- uma desobediência às ordens da Justiça Eleitoral (em Santa Cruz)
- uma desordem que prejudique os trabalhos eleitorais (em Natal)
Das oito ocorrências, em sete houve condução à delegacia e em uma teve prisão.
"A corte da Justiça Eleitoral viu que o pleito transcorreu dentro da normalidade. Estivemos na última sessão do tribunal. Todos os juizes, assim como presidente e vice, fizeram a fala dizendo que consideraram um dos pleitos eleitorais mais tranquilos do Rio Grande do Norte", afirmou o coronel Francisco Araújo, secretário titular da Sesed.
De acordo com a pasta, mais de 10 mil agentes de segurança participaram das eleições desde o início de sábado (29) com a condução e guarda das urnas eletrônicas.
"A Polícia Militar atuou de maneira contínua durante todo o final de semana das eleições. O planejamento estratégico elaborado para o segundo turno foi executado dentro do previsto. O cidadão potiguar pode exercer seu direito de cidadania de forma tranquila e segura nos 167 municípios potiguares com o apoio de todo o nosso efetivo empregado em todas as regiões do Estado", avaliou o coronel Alarico Azevedo, comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
G1/RN
Postar um comentário