A nova pesquisa Datafolha divulgada na quinta, 27, traz mais uma ótima notícia para Lula e mais uma péssima para Bolsonaro: o petista manteve os 49% das intenções de voto totais que tinha há uma semana enquanto Jair Bolsonaro oscilou um ponto para baixo e agora tem 44% dos votos.
A três dias das eleições, a notícia de estabilidade é um verdadeiro presente para Lula, que completa 77 anos hoje. Por outro lado, a oscilação negativa de Bolsonaro, mesmo que esteja dentro da margem de erro, é um sinal ruim para a campanha do presidente.
Outra ótima notícia para Lula vem dos votos válidos. A distância entre os dois candidatos aumentou 2 pontos quando são excluídos os votos nulos, brancos e os indecisos.
Segundo o Datafolha, Lula tem agora 53% dos votos válidos contra 47% de Bolsonaro, distância de 6 pontos percentuais. Na pesquisa divulgada em 19 de outubro, Lula tinha 52% dos votos válidos e Bolsonaro tinha 48%, uma distância de quatro pontos percentuais.
A rejeição aos dois candidatos permaneceu a mesma registrada há uma semana: 50% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro e 45% afirmam que jamais votariam em Lula.
Em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, Bolsonaro tem 49% dos votos ante 43% de Lula. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, ou seja, o cenário pode ser de empate técnico entre os paulistas.
A mesma situação acontece em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral, onde Lula tem a vantagem, mas também pode haver empate técnico: o petista tem 48% dos votos contra 43% do atual presidente. No terceiro maior colégio, o Rio de Janeiro, Bolsonaro tem 51% dos votos contra 41% de Lula.
Entre as mulheres, Lula cresceu 1 ponto (de 51% para 52%) e Bolsonaro caiu um ponto (de 42% para 41%). Entre os homens, os dois oscilaram negativamente: o petista caiu de 47% para 46% dos votos e o atual presidente caiu de 49% para 48%.
Na análise por faixa de renda, destaque para o crescimento importante do ex-presidente entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos, de 57% para 61%. Nessa faixa do eleitorado, Bolsonaro caiu de 37% para 33% dos votos.
Em contrapartida, Bolsonaro teve um bom crescimento entre quem ganha de 5 a 10 salários, de 54% para 60%. Nesse grupo, Lula oscilou negativamente de 41% para 32%.
Na análise por regiões, destaque para a virada de Lula na região Norte. Há uma semana, o petista tinha 46% dos votos contra 50% de seu adversário. Agora, Lula tem 48% dos votos e Bolsonaro tem 47%.
Faltam poucas horas para a decisão da eleição mais violenta da história do país. Com os brasileiros cada vez mais decididos sobre seu voto, vai ser difícil que Bolsonaro consiga reverter o cenário até domingo. Enquanto isso, Lula precisa manter as estratégias e o empenho até o último minuto mesmo que os números estejam a seu favor.
Veja
Postar um comentário