Cacim

Print

 


A contratação de trabalhadores temporários no Rio Grande do Norte deve aumentar a partir de outubro, segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Fecomércio-RN). A expectativa é a criação de 6,5 mil novos postos de trabalho para suprir a demanda provocada pelo aquecimento do comércio no final deste ano.

O aumento estimado é de 17% comparado com o ano passado. Quanto aos novos postos de trabalho que forem criados, aproximadamente 35% devem ser efetivados, de acordo com a Federação potiguar.

O presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz, explica os pontos de impacto para o crescimento da contratação temporária. "Com a realização da Copa do Mundo Fifa, em novembro, há uma expectativa de maior aquecimento nas vendas do comércio e dos serviços, nas suas diversas vertentes", detalhou.

Segundo ele, no Comércio a Copa deve afetar mais diretamente mercado de eletroeletrônicos, vestuário, acessórios, supermercados e lojas de material esportivo. No caso do segmento de Serviços, estabelecimentos como bares, restaurantes, bem como serviços prestados às famílias e transportes lideram as áreas potencialmente impactadas.

Também segundo a Fecomércio-RN, outro ponto que deve contribuir para um crescimento relevante no número de vagas temporárias abertas na reta final desse ano é a expectativa positiva para a movimentação turística durante o período.

O último ponto que influencia a expectativa na geração dos empregos temporários, é o fato de, em 2022, não há mais um contingente de colaboradores subutilizados, principalmente no setor de serviços. Nesse caso, os estabelecimentos do segmento já vêm apresentando elevado desempenho nas vendas e, no acumulado do ano até julho, o crescimento dos serviços no RN é de 6,9%.

Segundo levantamento da Fecomércio RN, o setor de serviços deve ter um volume de 51% das contratações totais, enquanto comércio responderá 49%.

G1/RN


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum