Independência

Independencia banner

 


A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) negou na segunda-feira (11) que pacientes do Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, estejam sendo reoperados devido ao suposto uso de material de má qualidade. Em nota, a pasta disse que pacientes só voltam para a sala de cirurgia por causa de complicações do pós-operatório, não por problemas no procedimento.

“A respeito de declarações recentes divulgadas em redes sociais, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a direção do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) esclarecem que não existiram episódios de cirurgias refeitas na unidade por uso de materiais de má qualidade. As reabordagens feitas junto a pacientes, que representam menos de 1% dos mais de 1.900 procedimentos realizados ao longo de 2022, se deram devidos a complicações no pós-operatório sem relação com os materiais utilizados, como foi especulado. A Sesap e o HRTM reforçam que todo o material utilizado é aprovado pela Anvisa”, disse a pasta, em nota.

No domingo (10), em publicação nas redes sociais, o médico anestesiologista Geraldo Ferreira, presidente licenciado do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed) e pré-candidato a deputado estadual pelo PTB, denunciou que pacientes estariam sendo operados no Tarcísio Maia por causa do uso de material de má qualidade.

“Na cirurgia geral, responsável pela maior parte dos atendimentos, a falta de fios adequados e o uso de fios de má qualidade para fechar a cirurgia têm sido motivos de maus resultados, com os pontos abrindo e o pacientes precisando com frequência serem reoperados”, escreveu Geraldo.

O médico afirmou ter recebido, no domingo (10), desabafos de médicos plantonistas do Tarcísio Maia a respeito do problema. “Hoje mesmo recebemos a denúncia de plantonistas de cirurgia do hospital, de que pacientes internados às vezes precisam ser reoperados duas ou três vezes por falta dos fios adequados, que substituídos por outros inapropriados criam complicações para os pacientes”, destacou Geraldo Ferreira.

Portal 98 FM



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo