Independência

Independencia banner

 


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) entregou comunicados sobre ligações na rede de esgoto em duas localidades em Mossoró. Cerca de 1,5 mil imóveis, na Pousada das Thermas e Três Vinténs, em Mossoró, estão aptos a realizarem ligações de esgoto para a rede que passa nas ruas destas localidades.

A Caern está entregando comunicados em cada residência. “É importante o proprietário ficar atento pois é responsabilidade do morador do imóvel fazer a ligação e garantir a coleta e tratamento de esgoto”, explica a companhia.

Após realizar obras na região, a Caern informou que a prefeitura de Mossoró entregou o sistema para operação da Caern, que é a responsável por operar e manter o esgotamento sanitário da cidade. Desta forma, faz a coleta e tratamento do esgoto que está contemplado na região.

“Quem receber os comunicados informando sobre a disponibilidade do serviço tem a obrigação de providenciar a ligação contratando profissional de sua confiança para canalizar os efluentes do seu coletor interno até a caixa que foi instalada na calçada. Também será cobrada a taxa pela prestação do serviço que virá identificado na conta de água”, diz a Caern.

É também necessário que as caixas nas calçadas não sejam cobertas por pisos ou cerâmicas permitindo em caso de manutenção o acesso da equipe da Companhia. Outras informações podem ser obtidas junto aos escritórios da Caern em Mossoró.

Os moradores de áreas contempladas pelo esgotamento sanitário devem fazer a ligação de esgoto sob pena de estarem infringindo à legislação. Além disso, a não interligação também não isenta a cobrança da tarifa pela disponibilidade do serviço.

Esgotamento Sanitário

O serviço de esgoto é a captação e tratamento dos efluentes produzidos pelos moradores de uma cidade. A água proveniente de banheiros, pias e cozinhas são escoadas para a rede de esgoto. Estes efluentes são captados e levados para tratamento.

Imóveis com atendimento de esgoto são mais valorizados na hora da venda, além da questão econômica, as ligações de esgoto melhoram a qualidade de vida das populações, pois as áreas saneadas têm melhoria significativa nos índices de saúde e diminuição de doenças.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo