Independência

Independencia banner

 


Durante o "Mossoró Cidade Junina" (MCJ) a campanha de prevenção às HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ocorrerá nas noites dos grandes shows de artistas locais e nacionais realizadas na Estação das Artes, Cidadela e Polo Cultura Popular. A ação é uma tradição no período dos festejos juninos no município.

Nas noites 9, 10, 11, 17, 18, 23, 24 e 25 de junho serão ofertados preservativos (masculinos e femininos), materiais educativos e informativos. O objetivo da ação é enfatizar a importância do autocuidado e cuidado com o outro para a promoção da saúde, além de ampliar e facilitar o acesso dos participantes da festa a informações e serviços que estimulem a prevenção.

“O nosso objetivo maior com essa ação é conscientizar as pessoas nessas grandes festas da prevenção a essas doenças. O preservativo é uma ferramenta e uma estratégia de prevenção muito eficaz, não só contra as doenças sexualmente transmissíveis, mas também em uma eventual gravidez indesejada”, explicou Conceição Melo, responsável pelo Programa IST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde Mossoró.

Ela acrescentou que haverá um ponto fixo na Estação das Artes e equipes volantes percorrerão os polos do "Mossoró Cidade Junina". A responsável pelo programa destaca ainda que o trabalho é contínuo e que todas as Unidades Básicas de Saúde do município estão abastecidas no seu dia a dia com esses insumos de prevenção. Conceição alerta para que as pessoas façam diagnóstico dessas doenças através do teste rápido.

“É importante que as pessoas façam diagnóstico dessas doenças sexualmente transmissíveis através de teste rápido, que é um teste simples realizado no Centro de Testagem e Aconselhamento. Ele funciona no PAM do Bom Jardim. São medidas de proteção para se diagnosticar e prevenir todas essas doenças e alertar a população para o autocuidado”, disse.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo