O ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, participa nesta terça-feira (7) de mais uma etapa para a construção do Ramal do Apodi, na cidade de Luís Gomes/RN. Na ocasião, será realizada a detonação de uma rocha para que seja possível a continuidade das obras de escavação do Túnel Major Gomes, que terá 6,3 quilômetros de extensão. O secretário nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, também estará presente à cerimônia.

O Ramal do Apodi é uma das obras previstas no projeto original da transposição do Rio São Francisco e vai beneficiar, quando concluído, cerca de 750 mil pessoas em 54 cidades dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. O investimento federal no empreendimento é de R$ 1,6 bilhão, sendo R$ 938,5 milhões para as obras físicas.

Por meio do Ramal do Apodi, as águas do Velho Chico serão transportadas a partir da estrutura de controle do Reservatório de Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, no Rio Grande do Norte, em uma extensão total de 115,41 quilômetros.

Perfuração de poço

Também na cidade de Luís Gomes, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), realizará perfuração de um poço artesiano, que beneficiará a Comunidade Baixio.

A ação faz parte da Força-Tarefa das Águas, lançada pelo Governo Federal, em março deste ano, para impulsionar a entrega de poços artesianos, cisternas, sistemas simplificados de abastecimento de água e unidades de dessalinização em comunidades rurais do Nordeste e do semiárido mineiro.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem