Órgãos foram enviados para Natal, Porto Alegre e Belo Horizonte

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, realizou no domingo (26) uma dupla captação de órgãos para transplante, que foram doados pelos familiares de dois pacientes da cidade de Serra do Mel, ambos vítimas de traumatismo craniano.

Foram enviados dois rins para Natal, um rim para Porto Alegre-RS, e um fígado para Belo Horizonte-MG, transportados com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).

Com as duas captações realizadas no domingo, o hospital Tarcísio Maia chega a 40 captações, coordenadas pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT/HRTM), sendo destaque nacional nesse trabalho, seguindo todas as normas de segurança estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS).  

“Reforçamos a importância desse gesto das famílias dos doadores, que transformaram sua perda em esperança para os pacientes que terão sua vida renovada”, disse Rogéria Medeiros, coordenadora da Central de Transplantes do RN.

A equipe médica - formada pelos cirurgiões Fernando Lisboa, Maurício Ferreira e Aline Alves, a anestesiologista Andreza Lobato, e a enfermeira Mariana Consulin - integra a Organização de Procura de Órgãos (OPO) e a Central Estadual de Transplantes (SUETO). Também presentes as enfermeiras Tathiane Palosche e Bruna Carvalho, a técnica de enfermagem Maria Suzete, na coordenação da assistência social, Telma Belém, e a enfermeira, Susana Mendes, todas do HRTM.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem