Independência

Independencia banner

 


Uma empresa vinculada ao Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) colaborou com um procedimento médico inédito em hospitais públicos do Brasil: uma cirurgia com conexão de quinta geração (5G), utilizada para envio de sinais vitais do paciente em tempo real.

A ação tecnológica possibilitou que o acompanhamento da cirurgia pudesse ser feito a distância por qualquer pessoa com acesso à internet, mesmo por celular ou tablet. O procedimento médico aconteceu na última semana de abril, no centro de cirurgia robótica do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP), da Universidade de São Paulo (USP).

A proposta principal da iniciativa foi efetuar uma Prova do Conceito (PoC) – teste prático utilizado para validação de uma determinada tecnologia – da Plataforma de Assistência Remota (PAR), da NUT, que registrou e processou todos os sinais vitais do paciente (como frequência respiratória, batimento cardíaco, etc).

“Um médico, um plano de saúde ou qualquer pessoa que tenha acesso ao nosso sistema pode ver os dados vitais do paciente de forma remota e em tempo real. Isso nos abre uma série de possibilidades, como ensino prático a alunos de medicina ou processos de auditoria. Todo esse acompanhamento agora é possível sem que a pessoa precise estar presente no centro cirúrgico”, comenta Thiago Paulmier, CEO da NUT.

Tribuna do Norte



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo