Cacim

Print

Uma única fazenda do Rio Grande do Norte chega a produzir um milhão de frutos de melão num único dia. É como se em pouco mais de três dias esta fazenda sozinha pudesse fornecer a todos os moradores do estado um melão.

Agora no mês de junho começa a safra do melão no Rio Grande do Norte. E começa também uma dinâmica detalhada de todo uma cadeia de produção que tem foco na exportação. O ciclo do melão dura cerca de 65 dias, tempo necessário para plantar e colher a fruta.

E as características da região permitem algo raro na produção de melão mundo a fora: a existência de duas safras no ano. Na verdade é que o período de safra do melão aqui começa em junho e segue até fevereiro, como o ciclo é de praticamente três meses, é possível fazer este processo duas vezes por ano. E muitos produtores ainda fazem um terceiro plantio, fora da safra já no período chuvoso, com maiores riscos a qualidade do fruto.


O foco da nossa produção é a exportação. Os principais destinos são a Europa e o mercado chinês. E mesmo o excedente gerado na safra e produtos de menor qualidade, como os do terceiro plantio, tem sido usado para abastecer mercados internacionais menores como Argentina e Chile. Hoje cerca de 20% a 30% da produção, que é aquilo que não tem qualidade de exportação para mercados maiores, é destinada ao mercado interno e países vizinhos.

Mossoró, a capital do melão

Segundo dados da Produção Agrícola Municipal, feitos pelo IBGE, Mossoró é a capital do melão no país. No ranking das cidades com maiores áreas plantadas em 2020, a cidade aparece com 8.300 hectares. Em segundo está a cidade de Tibau (RN) com 2.500 hectares, e em sexto está Apodi (RN) com 700 hec.

Quando analisados os dados da produção agrícola por toneladas a liderança nacional é ainda maior. Mossoró produziu em 2020 segundos dados do IBGE, 224.000 toneladas. Isso é três vezes mais do que a segunda no ranking, que é Tibau (RN) que produziu 72.500 toneladas. Ainda são destaques nacionais as cidades de Apodi (20.297 toneladas) e Baraúna (18.000 toneladas).


TCM Notícia


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum