Independência

Independencia banner



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua vantagem para 21 pontos sobre o segundo colocado nas eleições brasileiras de 2022, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Lula lidera com 48% das intenções, contra 27% de Bolsonaro, de acordo com os dados divulgados pelo Datafolha na quinta-feira (26).

Votos brancos ou nulos somam 7%. 4% dos eleitores responderam não saber em quem votar.

No total de votos válidos (que excluem os brancos e nulos), Lula mantém 54% e estaria virtualmente eleito em 1º turno. Neste cenário, Bolsonaro tem 30% das intenções. Trata-se do critério considerado pela Justiça Eleitoral na conclusão dos resultados do pleito.

Para ganhar em 1º ou 2º turnos, é preciso que o candidato some 50% dos votos válidos mais um. A primeira fase da disputa ocorre em 2 de outubro, enquanto que o 2º turno, caso haja, está previsto para o dia 30 do mesmo mês.

A pesquisa ouviu 2.556 pessoas entre os dias 25 e 26 de maio em 181 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

A pesquisa estimulada não pode ser comparada com o levantamento anterior, de 22 e 23 de março, porque adota cenários diferentes. Naquele levantamento, Lula registrou 43% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tinha 26%.

Sputnik Brasil




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo