Governo

640x128

 


A guerra entre a Rússia e a Ucrânia pode desencadear um salto na desnutrição global, com um aumento de 8% a 20% nos preços internacionais de alimentos, avalia agência da ONU para alimentação, em comunicado divulgado nessa sexta-feira (11.mar.2022).

A FAO (Organização para Agricultura e Alimentação) avaliou o impacto potencial de uma redução repentina e acentuada de grãos e sementes de girassol, exportados pelos 2 países.

A agência diz que “esses déficits só poderiam ser parcialmente compensados” se encontradas fontes alternativas para a produção dos grãos, mas que essas seriam implicadas por altos custos de insumos para aumentar a produção.

“Preocupantemente, a lacuna de oferta global resultante pode elevar os preços internacionais de alimentos e rações em 8% a 22% acima de seus níveis já elevados”, diz o documento.

A Ucrânia e a Rússia estão entre os principais produtores globais de commodities para agricultura, como trigo, milho, colza, sementes de girassol e óleo de girassol.

A agência também afirma que “é incerto se a Ucrânia poderá realizar suas colheitas durante o conflito prolongado” e como as sanções contra a Rússia afetarão suas exportações.

Poder360



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Cacim