Govrno

640x128

 


O jornalista Arnaldo Jabor, de 81 anos, morreu nesta 3ª feira (15.fev.2022). Ele estava internado desde 16 de dezembro no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Jabor sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) e não conseguiu se recuperar.

Jabor era cineasta e escritor. Em 1973, conquistou o Urso de Prata, no Festival de Berlim, e o Kikito de Ouro de Melhor Filme, no Festival de Gramado, por “Toda Nudez Será Castigada”.

Também foi um jornalista e comentarista da TV Globo. Participou dos principais programas da emissora carioca, incluindo, Jornal Nacional e  Jornal da Globo. Jabor passou a participar dos jornais da Globo em 1991.

Carioca, Jabor participou da 2ª fase do Cinema Novo, no final da década de 1960.  O movimento tinha como objetivo analisar a realidade do Brasil. A obra cinematográfica do cineasta teve como foco o mesmo objetivo. Produzindo durante a Ditadura Militar, no entanto, sua arte precisou ser mais lírica para escapar da repressão.

Uma das maiores influências do cineasta foi a obra de Nelson Rodrigues. O “Toda Nudez Será Castigada”, que lhe rendeu o prêmio no Festival de Gramado, foi uma adaptação de uma obra do dramaturgo brasileiro.

Jabor começou sua produção cinematográfica em 1967 e parou apenas em 1990. O motivo, segundo o site do cineasta, foi “por força das circunstâncias ditadas pelo governo Fernando Collor de Mello, que sucateou a produção cinematográfica nacional”.

Foi nesse momento que Jabor se voltou para o jornalismo. Ele começou como comentarista na TV Globo e cronista em jornais. Os temas que abordava eram variados: cinema, sexualidade, política, economia e filosofia.

Como cineasta, Jabor deixa 9 filmes, entre ficções e documentários. Em 2010, voltou ao cinema depois de 24 anos e fez o roteiro e dirigiu “A Suprema Felicidade”, filme nacional que foi bem recepcionado em festivais nacionais e internacionais.

O jornalista publicou 8 livros ao longo de sua carreira como cineasta e jornalista. Além das 3 décadas que atuou como cronista, comentarista e colunista em jornais brasileiros.

Poder 360


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo