O ConecteSUS, do Ministério da Saúde, voltou a exibir o comprovante de vacinação no domingo (26.dez.2021). Para que a função funcione, é preciso atualizar o aplicativo no Google Play (para celulares Android) e Apple Store (para iOS, do iPhone).

O Poder360 testou o sistema nos 2 sistemas operacionais. O app funcionou normalmente e não apresentou instabilidade, como ocorreu na semana passada.

O ConecteSUS estava fora do ar desde 10 de dezembro, quando um ataque hacker atingiu sistemas do Ministério da Saúde.

Na data, quem tentava acessar os sites ou aplicativos via uma mensagem assinada pelo Lapsus$ Group. O texto informava que “os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos”.

O sistema ficou indisponível por 13 dias. Voltou a funcionar na última 5ª feira (23.dez). Contudo, a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 estava instável.

O Ministério da Saúde criou uma página alternativa para a emissão temporária do documento. Mesmo assim, decidiu adiar a exigência do comprovante de vacinação dos viajantes que entram no país.

Em 20 de dezembro, o governo Bolsonaro publicou nova portaria com medidas mais rígidas para controlar a entrada de viajantes no Brasil.

O texto estabelece a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação e de teste negativo para a covid para entrar no país.

Quem não puder tomar o imunizante por razões médicas e passageiros oriundos de países com pouca oferta de vacina estão dispensados da apresentação do documento. Nesses casos, é exigida quarentena de 14 dias.

Poder 360


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem