Independência

Independencia banner


O Rio Grande do Norte foi qualificado como um dos seis melhores estados do Brasil no uso da ciência para o combate à pandemia da Covid-19. O estado recebeu a nota 9,2, ficando atrás apenas de Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo e empatado com o Espírito Santo.

Os dados são fruto do trabalho "Ciência e pseudociência durante a pandemia de COVID-19: o papel dos 'intermediários do conhecimento' nas políticas dos governos estaduais no Brasil", divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e feito pelo pesquisador Rodrigo Fracalossi de Moraes.

O estudo avaliou a atuação dos comitês científicos e a interação deles com os entes responsáveis pela aplicação das políticas de combate à Covid-19 nos estados. Foram avaliados os comitês potiguares que atuam junto às secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Educação. No levantamento feito, o RN despontou com os melhores indicadores em termos de transparência e influência dos comitês, entre outros.

O estado também obteve as melhores pontuações ao afastar o uso de medidas não-científicas, como recomendação do suposto "tratamento precoce/kit Covid" ou a busca pela imunidade de rebanho.

O documento finaliza elogiando a iniciativa da Sesap em montar seu comitê estadual de especialistas com especialista de referência com formações em diversas áreas.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Governo