Cacim

Print

 

Um grupo de 63 congressistas dos Estados Unidos, do Partido Democrata, o mesmo do presidente Joe Biden, enviou ao presidente americano uma carta na qual pedem a retirada do apoio do governo para que o Brasil se torne um parceiro global da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

A Otan é a aliança militar de países do Atlântico Norte, formada em 1949. Por ela, os países constituem um sistema de defesa coletiva que garante ajuda mútua caso um dos seus membros sofra um ataque externo. O Brasil, como aliado preferencial, teria facilidades para a aquisição de tecnologia militar e armamentos produzidos pelos EUA e outros países da organização, além da possibilidade de participar de treinamentos no Pentágono.

Para os congressistas, a postura do atual governo brasileiro, presidido por Jair Bolsonaro (sem partido), inviabilizaria o avanço dessas tratativas. “Precisamos rever isso para assegurar que não estamos fortalecendo um exército que pode depois ser usado para um golpe de Estado”, disse à BBC News Brasil um dos signatários, Hank Johnson, democrata veterano na Câmara e autor da carta. “Bolsonaro já demonstrou que está organizando as condições para um golpe militar. É um cenário alarmante para o Brasil e nosso país não pode contribuir com isso”.

Congresso em Foco


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum