Cacim

Print

 

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mossoró terá início na próxima segunda-feira (1º). A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), explica que esta etapa se estenderá até o final de novembro e imunizará animais de até dois anos de idade.

“A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começará no próximo dia 1º e se estenderá durante todo o mês de novembro. Serão vacinados somente animais com 24 meses abaixo e usaremos a mesma logística utilizada na primeira para essa etapa. A equipe de vacinação da Prefeitura de Mossoró irá executar o serviço para que o rebanho esteja imunizado e o produtor consiga ter os animais aptos para comercialização, tanto legalmente como sanitariamente”, destacou o titular da SEADRU, Faviano Moreira.

A equipe de vacinadores da SEADRU visitará no primeiro dia de imunização 10 comunidades rurais. A vacinação do rebanho iniciará pelas localidades de PA Solidão, PA Vingt Rosado, Cristais, PA Cabelo de Nego, Jucuri, PA Independência, Pedra Branca, Pajeú, PA Barreira Vermelha e PA Santa Rita de Cássia.

A campanha apresenta como pré-requisito que o produtor tenha até 25 animais para que ele seja considerado um pequeno produtor e que esteja com o cadastro atualizado junto ao órgão estadual, que promove e executa a defesa animal, vegetal e inspeção de produtos de origem agropecuária no Estado.

A regularização do rebanho bovino é essencial para que o produtor possa ter acesso a linhas de crédito, emissão de GTA com finalidade de venda ou abate de animais. Evitando multas e contribuindo para que o Rio Grande do Norte evolua no status sanitário da febre aftosa.

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas) – principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A doença é causada por um vírus. A transmissão da doença é por via aérea e pode ocorrer sob condições favoráveis de clima e também pode se espalhar por consideráveis distâncias.

NÚMEROS DA 1ª ETAPA

A Secretaria de Agricultura imunizou na primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa 4.635 animais nos 26 dias de campanha de vacinação no mês de maio deste ano.

Ao todo, 443 agricultores foram contemplados com a vacinação. Foram 99 comunidades visitadas. A campanha em sua primeira etapa mobilizou 22 pessoas.

CONFIRA CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DA FEBRE AFTOSA 2021 – NOVEMBRO

SEMANA 1

1°/11 Segunda - P.A. Solidão, P.A. Vingt Rosado, Cristais, P.A. Cabelo de Nego, Jucuri, P.A. Independência, Pedra Branca, Pajeú, P.A. Barreira Vermelha, P.A. Santa Rita Cássia.

2/11 Terça - P.A.Cheiro da Terra, P.A. São José I e II, P.A. São Cristóvão, Bela Vista, Riacho Grande, Riachinho.

3/11 Quarta - P.A. Nova Esperança (São João), P.A. Sol Nascente, PAMN, Barrinha, P.A. Fazenda Nova, P.A. Terra Nossa, P.A. Santa Elza.

4/11 Quinta - Rancho da Caça, Cigano, São Francisco, Sereno, Serra Mossoró, P.A. Lagoa do Xavier, UFERSA.

5/11 Sexta - Senegal, Bom Destino, P.A. Recanto da Esperança (Alagoinha), Arisco I e II, Lajedo, Oiticica, Florânea.

SEMANA 2

8/11 Segunda - P.A. Maísa APAMA, P.A Maísa Real, Agrovila Paulo Freire, P.A. Maísa Montana, Coqueiro.

9/11 Terça - P.A. Olga Benário, P.A São Romão, Pau Branco, P.A. Oziel Alves, P.A. Maísa Pomar, P.A Maísa Nova União (Poço 10), Jardim, Córrego Mossoró.

10/11 Quarta - Tabuleiro Alto, P.A. Jurema, P.A. Boa Fé, Góis, Santo Antonio, Ema, Cajazeiras I e II, Pau D'arco.

11/11 Quinta - Puxa-Boi, Canto do Junco, Santa Helena, Rincão, Alto da Pelonha, Pintos.

12/11 Sexta - Carmo, Alto Moura, Melancias, Passagem de Pedra, Umari, Jurema Seca, Colós, Sussuarana, P.A. Sussuarana, Piquiri, Barro Branco.

SEMANA 3

16/11 Terça - Ingá, Bom Jesus, Passagem da Oiticica, Camurupim I e II, Passagem do Rio, Macambira, Picada I e II, Estreito, Panela do Amaro, Várzea da Pasta, São João da Várzea.

17/11 Quarta - Olho D’água Velho, São Joaquim, Santa Fé, Chafariz, Curral de Baixo, Santana (Direita do rio), Santana (Esquerda do rio).

SEMANA 4

22/11 Segunda - Salva Vidas, Reforma dos Romãos, P.A. Lorena, Bargado, Cristalino, P.A. Paulo Freire, Angicos, Sítio São Francisco.

23/11 Terça - Quixaba, São Benedito, Espinheirinho, P.A. Novo Espinheirinho, Baixa Verde, Laginha, Barrinha dos Neo, Fartura, P.A Hipólito I e II.

24/11 Quarta - P.A. Maracanaú, P.A. Cordão de Sombra I e II, Sítio do Meio, São Raimundo, P.A. Favela, P.A Mulunguzinho.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum