Cacim

Print


O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), em conjunto com a Polícia Civil, fiscais ambientais e a Guarda Civil Municipal, realizou na quinta-feira, 19, fiscalização a um abatedouro clandestino na zona urbana de Mossoró e apreendeu 510 quilos de carne imprópria para o consumo. A atividade ocorreu mediante denúncia da existência de um local de abate inadequado de animais.

Veterinária do SIM, Allany Medeiros explicou que a equipe encontrou no local vários animais sendo abatidos de forma irregular, em condições de higiene sanitária precárias, causando risco à saúde do consumidor.

“Chegamos ao local e nos deparamos de fato com a existência de um abatedouro clandestino com vários animais sendo abatidos de forma irregular, em condições de higiene sanitária precárias, de forma cruel e em desacordado com a legislação. Isso tudo causa um prejuízo enorme à saúde da população e consequente risco à saúde do consumidor que, por ventura, viesse a consumir aqueles produtos”, disse.

A veterinária do Serviço de Inspeção Municipal ressalta que a primeira medida que o cidadão deve tomar ao presenciar um abatedouro irregular é denunciar ao órgão oficial para realizar a fiscalização e constatar a veracidade da informação.

“A primeira medida é denunciar ao Serviço de Inspeção Municipal para que a gente possa fazer a fiscalização e constatar a veracidade. A partir daí, a equipe técnica, juntamente com apoio de outros órgãos e secretarias, vai realizar a diligência e tomar as medidas cabíveis, especialmente com relação à existência do abatedouro.

Ela destaca e reforça a importância de a população não consumir produtos de origem animal sem registro no órgão de inspeção oficial. “Nós que somos consumidores temos de ter esse cuidado e ficar atento em não consumir esse tipo de produto que não passou por fiscalização, nem por nenhum tipo de inspeção e que não tem registro oficial. Isso significa dizer que a gente pode estar consumindo um produto clandestino que venha a causar risco à nossa saúde devido a contaminação e uma série de doenças que podem ser vinculadas a esses alimentos e transmitidas ao homem através do consumo”.

Allany Medeiros destacou que toda a carga apreendida foi descartada no Aterro Sanitário Municipal. “As carcaças dos animais que estavam lá no momento da fiscalização foram destinadas ao Aterro Sanitário Municipal por estarem impróprias para o consumo. Principalmente pela forma como foi produzida, desde o abate até a manipulação inadequada e a possível contaminação do alimento”.

Devido a gravidade encontrada no abatedouro clandestino, o proprietário precisou ser conduzido para esclarecimentos junto ao delegado e, consequentemente, encaminhado para um processo administrativo.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Oculum